1 mar 16h55

Você sabe o que é analfabetismo funcional?

Glauber César Rodrigues
São considerados analfabetos funcionais aquelas pessoas que, embora saibam reconhecer letras e números, são incapazes de compreender textos simples, bem como realizar operações matemáticas pra analisar um relatório empresarial por exemplo.

No Brasil, ou pelo menos no meu campo de pesquisa ainda há uma confusão sobre o termo acima e o analfabetismo digital, que está relacionamento àquelas pessoas que não têm acesso ao mundo da informática, da tecnologia, e não demonstram interesse por este instrumento fundamental, mas esse assunto vamos falar em outra oportunidade. Hoje o tema é analfabetismo funcional.

Comentando sobre esse tema última semana, um aluno me interpelou dizendo que “inclusão digital” tem sido um ponto positivo para a educação e que isso diminui o analfabetismo funcional. Não necessariamente, pois pessoas que escrevem errado, continuam escrevendo errado no what’s app, no facebook ou preferem mandar áudio pra disfarçar essa dificuldade, por exemplo.

No Brasil 29% da população adulta não está plenamente alfabetizada, mas não deixa de acessar as redes sociais: 86% deles usam WhatsApp e Facebook, ou seja, três entre cada dez brasileiros têm limitação para ler e fazer operações matemáticas em situações da vida cotidiana, contudo, estão conectados às discussões do mundo e muitas vezes com doutorado em um monte de assuntos, que variam de psicologia a astrofísica.

As consequências são várias, desde os relacionamento pessoas até problemas no mercado de trabalho. Sim, as empresas precisam de profissionais que não apenas dominem a leitura e a escrita mas que tenham essa capacidade de compreensão e usem estas habilidades para solucionar problemas, interpretar manuais mais complexos, planejamento de negócios, relatórios de vendas, planilhas de resultados e projetos etc.

Há outros impactos negativos. Por conta do analfabetismo funcional, os profissionais podem trazer prejuízos para as empresas, na medida em que cometem erros – até fatais – por não entenderem instruções básicas de segurança ou sobre o manejo correto de equipamentos e de movimentação de produtos.

Uma realidade dramática e preocupante.





 

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti