16 jan 08h17

E quando o "conflito" vira "confronto" nas relações amorosas?

Vitor Fabiano
O conceito de conflito e confronto são bem diferentes dentro de qualquer relação. Enquanto o primeiro pode ser benéfico, o segundo pode se tornar o ponto final de um relacionamento.
O professor e filósofo Mario Sergio Cortella trás em seu livro “ Viver em paz para morrer em paz” um conceito muito interessante sobre conflito e confronto. Para Cortella, conflito é uma divergência de posição, de postura, de ideias, de atitudes; confronto é a tentativa de anular o outro.
Com base no pensamento de Cortella, podemos refletir que o conflito pode ser benéfico dentro da relação amorosa quando nós entendemos que somos diferentes e buscamos uma forma de harmonizar essas diferenças através de muito diálogo e uma comunicação assertiva, o que nos proporciona crescimento, amadurecimento e respeito as individualidades.
Já o confronto nasce dos conflitos não resolvidos. Um incêndio que destrói uma floresta começa quase que sempre em uma faísca de fogo. O confronto instalado se torna algo quase irreversível, pois já perdeu o respeito e o combustível que move a relação não é mais amor e sim a vontade de anular o outro por completo.
É possível evitar os conflitos? Não. O conflito nasce da nossa individualidade e ser diferente é algo inevitável. E o confronto, é possível evitá-lo? Sim. A melhor maneira de evitar confrontos é resolver os pequenos conflitos através do dialogo e comunicação, buscando conhecer a si e ao outro. É bom ressaltar que “os dispostos se atraem” e para ter um relacionamento feliz é preciso disposição e ação.
A pergunta que faço para você é: seu relacionamento é movido por conflitos ou confrontos?
Se a sua resposta foi conflitos, aproveite as dicas acima e as coloque em prática. Mas se sua resposta foi confronto, sugiro que procure ajuda de um profissional.

Vitor Fabiano Gonçalves
É Comunicador Social, Coach de Relacionamentos e de Vida Positiva, Graduando em Psicologia e Pós Graduando em Psicologia Positiva e Coach.
Instagram: @vitorfabianocoach

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti