26 mai 2010 13h19

Maurício Lara do Estado de Minas ministra palestra para a imprensa Paracatuense

WebReporter
Durante sua exposição, Maurício Lara propôs a discussão sobre as mudanças nas comunicações, baseado na democracia, na mudança das instituições, o lugar da comunicação.

De acordo com Lara, a sociedade brasileira caminha rumo à consolidação da democracia e a plenitude do exercício da cidadania. “Com o aumento de demanda, a comunicação tende a se sofisticar e paralelo a isso há um aumento da importância que se dá da comunicação dentro das estruturas, pois você passa a ter setores, departamento e secretaria de comunicação dentro de empresas, instituições, prefeituras etc.” afirmou Maurício Lara.

A conseqüência das mudanças nos paradigmas da comunicação se deve ao o fato do sistema cobrar cada vez mais profissionalização de quem cuida da comunicação, especialmente na esfera pública.

Durante sua apresentação o Jornalista destacou as novas tecnologias de comunicação que tem surgido nos últimos tempos e o novo papel do cidadão – que passa a ser não receptivo e sim atuante, diretamente no processo da Comunicação interativa.
Lara é autor do livro: “As sete portas da Comunicação” que, segundo ele norteiam qualquer trabalho que se faça quando o propósito é exercer a função de comunicar algo sem ser injusto e parcial. De acordo com seu trabalho, as sete portas são: 1) Imprensa, 2) Comercial e Mídia, 3) Tom do Discurso, 4) Relação com o Público, 5) Comunicação Interna, 6) Demanda Interna, 7) Acesso ao poder.

No seu livro, Maurício Lara cria uma metáfora para sustentar que em uma assessoria são várias as “passagens” para dar acesso aos segredos da comunicação na área pública, seja no Executivo, Legislativo ou Judiciário. Da relação com a imprensa – com a qual os jornalistas geralmente estão acostumados – , e com o departamento comercial de veículos e agências de publicidade, à pressão exercida pela demanda interna e à sofisticada relação com o poder na instituição assessorada, o livro vai expondo as especificidades da “portas” e levando à reflexão sobre o papel e a importância de cada uma delas.

Para os participantes do evento, a palestra foi um grande aprendizado para todos e trouxe uma nova visão sobre a verdadeira atuação da comunicação.
fullscreen

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti