5 nov 09h56

Paciente divulga carta pedindo o não encerramento do atendimento de hemodiálise

WebReporter
A paciente que assina a carta como Dulce, disse que está preocupada com a notícia do encerramento do tratamento de hemodiálise oferecido pela secretaria de saúde de Paracatu. A carta circulou nas redes sociais na semana passada, ganhou repercussão, debate e comoção entre a população.

Segue a carta na íntegra:
Essa semana fomos informados que a hemodiálise de Paracatu vai ser fechada, e para o tratamento dos pacientes vai ser fornecidos a hemodiálise em casa, que chama peritoneal. Alegam para os pacientes INOCENTES que essa alternativa vai melhorar a qualidade de vida de todos! Mas deixa eu contar como funciona tudo isso. A hemodiálise tradicional que fazemos é realizada 3 vezes por semana, cada hemodiálise dura em torno de 4h mais ou menos depois somos liberados, contamos com auxílio de médicos, enfermeiros e medicamentos a todo momento, caso alguém passe mal. Algumas vezes vamos embora um pouco ruins, mas tudo bem! Nosso sangue é quase todo filtrado e é compreensível que não se sinta bem. Logo depois de comermos algo já ficamos 100%. Essa hemodiálise é feita através de uma fístula, muita vezes colocada no braço. 
A nova hemodiálise que o PREFEITO está querendo oferecer é um procedimento inferior a tradicional. Ela é chamada Peritoneal (membrana que envolve os órgãos abdominais), essa membrana, reveste as paredes da cavidade peritoneal e cobre todos os órgãos nela contidas, assim gerando varias hérnias e o risco de infeção também é altíssimo! Como ela é inferior à outra, deve ser realizada 12 horas por dia, TODOS OS DIAS! Um sofrimento.... além de não dar nenhuma qualidade de vida já que não pode tomar banho de piscina, córrego, ter animais em casa, além da privação de 12 horas todos os dias. 
Esse procedimento é indicado para pacientes acamados, onde já não tem uma vida forte, onde saem ou trabalham, cuidam da casa. NÃO VAMOS DEIXAR ISSO ACONTECER! O PREFEITO DE PARACATU ESTÁ QUERENDO DIMINUIR CUSTOS!!!!!!! ALEGA FALTA DE VERBA!!! MAS SABEMOS MUITO BEM COMO FUNCIONA VIDA DE POLÍTICOS! PARA ONDE VAI TANTA VERBA SE NÃO PARA A SAÚDE DE NOSSA CIDADE?? Onde está a empatia dessas pessoas? Paracatu não tinha hemodiálise, Vasquinho trouxe para ajudar todos que iam para Unaí fazer o tratamento lá. Além de pessoas idosas, a hemodiálise tem pessoas jovens que trabalham, se divertem...Eu sou idosa mas tenho vida ativa! Saio e danço! 
Amanhã pode ser você que precise ou um da sua família, e a hemodiálise não estará mais aberta! NÃO VAMOS DEIXAR ISSO ACONTECER!!“ 

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti