17 out 13h47

Encontro reúne em Paracatu lideranças da Renovação Carismática de toda a região

WebReporter
Aconteceu no último final de semana em Paracatu, o Congresso Diocesano da Renovação Carismática Católica, RCC, com a presença de coordenadores de Grupos de Oração e Ministérios de cidades do Noroeste de Minas e Alto Paranaíba, que se reuniram num final de semana intenso de muita oração, louvor e estudo das diretrizes do movimento que mais cresce na Igreja.
O palestrante do Congresso, foi o gaúcho Marcos Volcan, ex-Presidente do Conselho Nacional da RCC, Vice Presidente do ICCRS, o Serviço para a Renovação Carismática Católica Internacional (sigla em inglês), que é a organismo eclesial que está a serviço da RCC em todo o mundo.
Volcan, em sua fala, destacou que a “cultura de pentecostes” difundida nos Grupos da Renovação Carismática é mais do que uma rotina de oração, mas uma formação para a vida.
“-Você pode ser Missionário indo para um país distante levando a palavra de Deus. onde o Evangelho nem chegou, assim também como você pode ser um missionário através do seu comportamento, transformando o seu ambiente, com os seus valores, com a sua ética, seu comportamento, mostrando o Jesus configurado em ti através do Espírito Santo,” explicou.
O líder carismático ainda destacou o trabalho social e comunitário que o movimento da Igreja Católica realiza e que muitas vezes não é nem notado e a contribuição que o movimento tem dado para as mudanças que o Brasil precisa, inclusive na política.
“-Num momento em que Brasil passa por tantos problemas, os Grupos da RCC tem sido um espaço permanente de acolhimento para pessoas que passam por problemas dos mais diversos. A RCC tem hoje milhares e milhares de Grupos de Oração espalhados pelo Brasil que de forma silenciosa muitas vezes fazem um trabalho social incrível, ao resgatar pessoas. Muitas dessas que tem suas vidas dilaceradas, seja no sentido psicológicas, lares que estão sendo desfeitos, pessoas que se entregam às drogas, a bebida. Temos muitos testemunhos de pessoas que encontraram um novo sentido para a vida em um grupo de oração,” finalizou Marcos Volcan.
Marcos Volcan nasceu em 14 de janeiro de 1969, na cidade de Pelotas, no sul do Brasil. Ele é o primeiro dos cinco filhos de Helder e Maria Volcan, e conheceram a Renovação Carismática Católica em 1981 através de um grupo de oração. A partir desse momento toda a família tem se envolvido em assuntos da Igreja, mais especificamente na Renovação.
Desde 1990 Marcos está engajado em muitas atividades para a Juventude de sua diocese. Formou-se em Agronomia com o título de Engenheiro Agrônomo e Mestre em Ciências e tornou-se professor da Universidade Católica de Pelotas.
É casado com Sandra Volcan e tem três filhos. Marcos foi escolhido para ser o coordenador estadual da Renovação (Rio Grande do Sul) em 1998, e assim tornou-se membro do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica do Brasil, onde assumiu a Comissão de Formação. Também se formou em Teologia, com especialização em Teologia Sistemática, desenvolvendo tese sobre a RCC, intitulada: Renovação Carismática Católica: uma Visão Teológica e Pastoral.
Em 2005, foi eleito Presidente do Conselho Nacional do Brasil. Em 2008, foi eleito como representante do ICCRS para a América Latina de fala portuguesa.

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti