25 ago 19h09

O suporte ofertado aos alunos, acerca do ingresso no ensino superior

Claudio Oliveira
Hodiernamente, os jovens não estão sendo motivados a cursar um ensino superior. Muitos têm que conciliar a conclusão do ensino médio com uma longa jornada de trabalho, e deixam os estudos de lado. Nesse contexto, convém refletir sobre a necessidade da oferta de informações e suporte aos alunos, da rede pública de ensino, referente ao ingresso nas instituições de ensino superior.
A coleta de dados, realizada em 2015, pela Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (IEDE), consta que, a cada dez alunos da rede pública de ensino, quatro pretendem concluir, um dia, o ensino superior convencional. Com os estudantes da rede privada, a relação salta para quase sete em dez. Nesse sentido, a pesquisa corrobora com a ideia da diferença entre o suporte ofertado pelas instituições públicas e privadas.  
Fui aluno da rede pública de ensino, com algumas dúvidas em relação ao meu futuro acadêmico, recebi orientações acerca de escolher um curso que concordasse com a minha personalidade. Sem muito suporte, precisei escolher, sozinho, qual caminho trilhar. Presenciei a importância do apoio, por parte de professores e do próprio estabelecimento de ensino, a partir da escolha do curso superior e, compreendi, a falta que esse faz.
Alguns amigos do ensino médio se dedicaram a ajudar a família e a faculdade nem pensar. Outros - embora sonhem com o diploma - a família não tem condições de pagar uma faculdade particular. Vários jovens da rede pública vivem a mesma situação, em que não se tem conhecimento de outras oportunidades, além das faculdades privadas.
O ideal é que os pais, com auxílio da escola, ofertem suporte e ajuda necessária, quando falamos em ingresso de jovens no ensino superior, oportunizando momentos para discussões acerca do tema. Assim como, o governo deve viabilizar o ingresso de jovens no ensino superior, através de programas sociais e de capacitação. Sendo assim, a escola precisa se aproximar da realidade dos alunos, compreender suas expectativas e anseios e envolvê-los na busca de um futuro melhor.
 
Cláudio Oliveira – Jornalista

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti