7 jul 13h00

Alunos e Professores da FINOM participam do Projeto RONDON no Mato Grosso do Sul

WebReporter
A equipe da Faculdade Finom, formada por oito alunos e dois professores, já estão atuando na cidade de Corguinho, no Mato Grosso do Sul, participando das atividades do Projeto Rondon.
O grupo de rondonistas partiu de Paracatu no dia 06 de julho e em Brasília embarcou em um jato da Força Aérea Brasileira que os levou para iniciarem a missão no pequeno município no interior do Centro Oeste.
“Trabalhar em favor das populações menos favorecidas, levando conhecimento e aprender com as comunidades beneficiadas é a linha de trabalho do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa”, explica o professor Rafael Machado que acompanha a Missão.
Para o aluno do curso de Engenharia Civil, Guilherme Cunha, participar do RONDON é uma oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido no curso e ajudar as comunidades carentes.
“-Era um grande desejo poder participar do Projeto Rondon. Felizmente esse ano fui selecionado e as expectativas são as melhores. Poder levar meu conhecimento e transmitir isso para outras comunidades é algo único e incrível. Conhecer novos lugares, culturas e crenças sempre é bom, o que permite o nosso crescimento como pessoa e como um futuro profissional,” afirmou Guilherme.
O Professor Gilberto dos Reis Ferreira diz que o Projeto Rondon “é uma experiência ímpar na vida dos partiipantes.”  “Os alunos terão a oportunidade de conhecer uma nova região vivenciando a realidade  e necessidades do nosso país. Sem sombra de dúvidas, essa operação irá contribuir para a vida pessoal e profissional dos nossos alunos,” afirma o Professor.
Para a aluna Luana Faria Araújo, o fato de “sair da zona de conforto” é desafiante e vai ajudar na formação profissional e pessoal. “Vamos passar vários dias em um lugar desconhecido por mim e a ansiedade vai crescendo cada vez mais ao imaginar como seremos recebidos pela comunidade e como vão ser favorecidos pelas oficinas preparadas por nós,” disse a acadêmica.
Conheça o Projeto Rondon
O projeto Rondon é a maior atividade de extensão do país, sendo reconhecido pela ONU – Organização das Nações Unidas como uma das mais importantes atividades sociais desenvolvidas pelas forças armadas no Brasil. O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população e busca aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento das comunidades assistidas.
A Faculdade Finom no Projeto Rondon
A Faculdade Finom foi a primeira Instituição de Ensino Superior das regiões Noroeste e Alto Paranaíba a ter propostas aprovadas para o Projeto Rondon e desde janeiro de 2011 quando levou uma missão a São Miguel do Tocantins, em Tocantins na operação Carajás, e em Umbaúba e Nossa Senhora Aparecida, no Estado do Sergipe a Faculdade FINOM já participou de missões nos estados do Amapá, Maranhão, Pará, Bahia, Piauí e até na selva Amazônica.
fullscreen

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti