4 jul 16h38

Mostra Quintais e Quitandas está de volta a Paracatu

WebReporter
Após o sucesso da primeira edição, realizada no ano passado, a II Mostra Quintais e Quitandas foi inserida na programação do 5º Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu para levar ao Largo do Rosário a Alameda das Quitandeiras. Nos dias 5, 6 e 7 de julho, das 18h às 23h30, serão comercializadas as iguarias tradicionais da culinária local, como queijadinhas, bolos de domingos, pães de queijo, desmamadas, baru, empadinha de pele fina, sucos vindos diretamente da agricultura familiar e diversas outras delícias.

Idealizada pelo chef mineiro Eduardo Avelar, autor da frase “Paracatu: capital do pão de queijo, paraíso das quitandas", e pela pesquisadora e gestora cultural Letícia Cabral, a Mostra também vai contar com uma exposição fotográfica sobre a riqueza do universo dos quintais e das quitandas da cidade pelo olhar de quem já garimpa histórias da cultura alimentar há anos, o fotógrafo Carlos Oliveira Stan, criador do Festival Igarapé Bem Temperado.

Nas últimas semanas uma equipe esteve na cidade mobilizando as quitandeiras, e realizando pesquisas e entrevistas para compor as atividades da Mostra. A ideia é reunir as informações em um livro de caráter artístico sobre o tema. “Nosso intuito é valorizar e divulgar a identidade gastronômica de Paracatu, bem como dos saberes e fazeres de suas quitandeiras. Essa ação ainda estimula a economia local por meio do incentivo e criação de oportunidade de geração de renda”, destaca o chef Eduardo Avelar.

A II Mostra Quintais e Quitandas de Paracatu tem incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, patrocínio da Cemig, realização Chef Eduardo Avelar, produção Clareia Produtora, e apoio do Sebrae, Prefeitura Municipal de Paracatu e Circuito Noroeste das Gerais e Alto Paranaíba.

O 5º Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu é uma realização da Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (ADESP), da Prefeitura Municipal de Paracatu e do Sebrae Minas, e conta com o apoio das empresas Nexa, Kinross e Sicoob Credigerais, e a parceria cultural do Sesc, Senac e Sindcomércio Paracatu.

SERVIÇO
II Mostra Quintais e Quitandas
Data: 5, 6 e 7 de julho
Horário: 18h às 23h30
Local: 5º Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu - Largo do Rosário – Alameda das Quitandeiras

Fonte: Flávia Ferraz | Ideia Comunicação

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti