6 fev 10h50

Alerta! Um novo surto de Dengue pode atingir Paracatu nos próximos meses

WebReporter
Se o poder público e a população não afinarem ações para combater os focos do mosquito Aedes Aegypti a cidade pode ter um surto de dengue nos próximos meses.
Só pra se ter uma ideia da gravidade do problema, a Organização Mundial da Saúde, aponta que municípios com grau 4 ou superior de LIRA (Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti) estão com risco de surto do mosquito e também de doenças transmitidas por ele. Paracatu apresenta LIRA grau 10 em cerca de 3.000 residências. 
Os bairros com situação mais preocupante são os da parte alta da cidade, que vai do bairro Alvorada até o Alto da Colina. Mas no geral, todos os outros bairros estão condenados pelos focos do mosquito.
Existem duas explicações para a situação ter chegado a esse ponto. A primeira delas é que baixou o índice de casos de dengue na cidade e a população relaxou com o cuidado com os quintais. A outra é que, com a falta de água que assolou Paracatu no ano passado, muita gente armazenou água em tambores, tonéis e caixas sem o devido cuidado de tapar os recipientes. A água acumulada por muito tempo virou um ninho propício para as larvas do aedes aegypti.  
Ás vésperas do carnaval, época em que a cidade recebe muitos turistas, e ás margens da Rodovia BR 040, o vírus do mosquito pode estar pegando carona e trazendo não só a dengue, mas outras doenças como zika, chikungunya e a temida febre amarela que vem causando muitas mortes em Minas Gerais e no Brasil.
A secretaria de saúde diz que vem fazendo um trabalho acirrado nos bairros e tentando conscientizar a população sobre a importância do comprometimento em fazer com que o que é, por enquanto, uma estimativa não vire realidade. O alerta está sendo dado agora para que não se repita o que aconteceu em 2015 quando a cidade esteve no topo dos casos de dengue do estado.

Fonte: Mírian Assenção - FM Repórter
fullscreen

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti