12 nov 20h43Atualizado em 12 nov 20h45

Acadêmicos apresentam seus trabalhos durante Congresso de Iniciação Científica

Glauber César Rodrigues
Acadêmicos de vários cursos, de diversas áreas, Professores de várias instituições, além de muitos convidados dos Estados de Minas Gerais, Goiás, Pará e São Paulo, participam durante esta semana da 7ª Edição do Congresso de Iniciação Científica do Noroeste de Minas - CONNIC, que aconteceu na última semana, promovido pela Faculdade FINOM em Paracatu.
O congresso tem como objetivo disseminar pesquisas das instituições de ensino, fomentar discussões por meio de seminários, conferências, visando formação de profissionais responsáveis e fazer com que reflitam sobre desenvolvimento e transferências de tecnologias ambientais e de sustentabilidade, visando dinamizar o desenvolvimento econômico, social, político e ambiental.
Na solenidade de abertura, que aconteceu nesta quarta-feira (08/11), o diretor Geral da Faculdade Finom, Dr. William José Ferreira, destacou a importância de um evento deste porte para a educação, que apresenta resultados práticos de projetos desenvolvidos pela Comunidade Acadêmica e da sua satisfação ao ver mais de 800 congressistas reunidos em prol do desenvolvimento da Educação Superior.
“-Além de ser um dos eventos mais importantes é um orgulho para a FINOM, pois é muito difícil mobilizar e conscientizar os alunos e nós conseguimos isso. É um momento de conhecimento da pesquisa pelos alunos. É importante que os alunos conheçam isso,” afirmou.
A Iniciação Científica é um instrumento de ensino e aprendizagem, que acompanha o acadêmico durante as primeiras experiências no desenvolvimento da pesquisa científica. Várias pesquisas teóricas e práticas foram apresentadas e impressionaram os participantes e avaliadores, entre eles o projeto do Carro Autônomo, com diversas funções controladas através de um aplicativo de celular desenvolvido pelos Alunos do Curso de Engenharia Elétrica
O Professor Márcio Fernandes, Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica, falou sobre o Congresso e da satisfação de ver os resultados práticos apresentados pelos alunos.
-Nós temos a preocupação de formar o cidadão para atuar no campo profissional e na sociedade e nós temos essa prática de acompanhar os acadêmicos no desenvolvimento de seus trabalhos. A alegria do professor é quando o aluno desenvolve seus trabalhos e alcança resultados como vemos aqui hoje,” explicou.
O Coordenador do CONNIC, Professor Vandeir José da Silva, explicou que a missão da entidade de ensino, é formar o cidadão e o profissional com capacidade para atuar em uma sociedade em constante mudança.
“-A cada ano vem crescendo a abrangência e a importância com a apresentação de trabalhos de alunos, professor e profissionais de todo o Brasil. Nosso objetivo principal é promover o intercâmbio ciêntifico entre os diversos profissionais da região, incentivando a prática da pesquisa e divulgação dos seus resultados,” Disse o Professor.

Um dos destaques entre os trabalhos apresentados foi o “Carro Autônomo” (foto), um projeto em que alunos do 10º período de Engenharia Elétrica desenvolveram um aplicativo que controla várias funções de um carro como por exemplo liga, desliga, farol, luzes internas, rastreamento, entre outras funções, através do celular.
fullscreen

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti