9 nov 08h49Atualizado em 9 nov 08h51

Entrevista de Emprego - Por que devemos te contratar?

Glauber César Rodrigues
Trago hoje pra vocês, um artigo da Job Hunter, Especialista em Recolocação, Tais Targa, publicado recentemente no www.linkedin.com. Apreciem!!!

É comum, quando participamos de processos seletivos, que não sejamos os únicos candidatos. Isso significa que, ainda que haja apenas uma vaga, várias pessoas serão entrevistadas e o profissional de RH tende a escolher aquele que, na sua análise, possui o perfil desejado para ocupar aquela posição. Uma das perguntas que parece ser a preferida dos entrevistadores é: Por que devemos contratar você?

Sempre recebo dúvidas sobre como essa questão deve ser respondida. E sempre que realizo, com meus clientes, uma entrevista simulada eu também costumo fazer essa pergunta. É comum eles ficarem surpresos ou desconcertados, sem saber exatamente o que dizer. Então demoram para elaborar uma resposta.

Exatamente por isso trata-se de um momento importantíssimo da entrevista, pois ele pode ser o diferencial de que você precisa para se sobressair aos demais candidatos. Então esteja preparado para não deixar essa oportunidade passar. Aproveite-a para se vender. Não sabe como fazer isso? Eu te ensino agora: você deve mostrar ao headhunter que não apenas percebeu qual é o perfil da vaga, mas também que reúne as qualificações necessárias para ocupá-la.

Por exemplo, suponhamos que você esteja concorrendo a uma posição na qual liderança seja uma habilidade essencial. Fale ao entrevistador que você sabe que ele está em busca de alguém com esse perfil. Ressalte as suas competências. Fale a respeito de posições em que atuou nas quais o seu perfil de líder agregou valor para a empresa. Enfim, use um momento de falha dos outros candidatos para ressaltar seus pontos fortes.

Sugiro que você destaque qualidades como foco em resultados, facilidade para aprender coisas novas e se adaptar a diversas situações. Fale também sobre comprometimento, honestidade e integridade. Ressalte o seu compromisso com o desenvolvimento da sua carreira, o que impulsionará também o crescimento da empresa. Só faço uma ressalva: tudo tem que ser verdadeiro e íntegro.

Além de tudo o que já foi dito, essa temida pergunta ainda te permite um bônus: mostrar ao profissional de RH que conduz o processo que para você aquela não é mais uma entrevista, mas que você se preparou para aquele momento e tem real interesse pela posição. Isso é feito quando, além de destacar as suas potencialidades, você ainda mostra que conhece não apenas o trabalho da empresa para cuja vaga está se candidatando, mas também a sua concorrência.

Aproveite para falar sobre o momento em que a empresa vive, ou seja, seus principais desafios e como você pode contribuir para o sucesso da organização. Mostre também conhecimento do segmento de atuação da companhia, bem como da sua concorrência.

Para isso, faça uma pesquisa minuciosa antes. Use a internet. Pesquise não apenas o site da empresa, mas procure também encontrar notícias sobre ela. Conheça a área em que ela atua e com que produtos ou serviços lida. Recorra ao seu networking. Tente conseguir informações privilegiadas, às quais a sua concorrência não terá acesso. Enfim, faça o dever de casa. Dessa forma, tudo o que você não demonstrará é surpresa diante de perguntas como essa.

E quando o questionamento surgir, você estará preparado para mostrar o que tem diferente daquela fila de candidatos que já foi ou ainda será entrevistada depois de você. Não se esqueça de dividir com a gente a sua experiência comentando este artigo.


Tais Targa - Top Voices LinkedIn
Psicóloga, Mestre em Educação e Coach de Empregabilidade – Job Hunter. Mentora de Coaches e especialista em Otimização de LinkedIn. 

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti