7 nov 09h05

Criação do Programa Bueiro Inteligente é aprovado em Paracatu

Glauber César Rodrigues
                 De autoria da vereadora Marli Ribeiro (PSDB) foi aprovado em segundo turno nesta segunda-feira (06/11) o Projeto de lei que dispõe sobre a implantação do programa “Bueiro Inteligente” como forma de solucionar problemas relacionados a alagamentos e enchentes nas ruas e avenidas da nossa cidade. O entupimento dos bueiros e bocas de lobo, em diversos pontos da cidade, trazem sérias consequências, prejudicando a população. Como uma forma de tentar mudar isso, algumas cidades brasileiras já adotaram esse sistema, que é uma excelente alternativa para todos os resíduos de lixos que são levados pelas águas das chuvas aos bueiros. O bueiro inteligente consiste em um cesto coletor com alças laterais, produzido em metal ou material termoplástico em diversas medidas, especificamente, para cada modelo existente na rede pluvial, a fim de facilitar o trabalho de limpeza, remoção e manutenção.
“A prevenção é sempre o melhor e eficaz caminho, com a instalação deste programa vamos evitar problemas de inundação, como já vimos em vários anos na área central de Paracatu e em alguns bairros. Bueiros entupidos são  risco ambiental, um perigo para a saúde e segurança da população. Claro que devemos investir muito em educação ambiental para evitar esses resíduos sejam lançados nas ruas indo parar nos bueiros, mas também podemos incrementar com medidas que solucionam a baixo custo e de maneira ecologicamente correta problemas como esse”. Afirmou a vereadora Marli Ribeiro.
              Esse sistema consiste em reduzir a obstrução dos bueiros e agilizar o trabalho de limpeza da cidade, além disso, é uma solução definitiva e preventiva. Outro aspecto positivo a ser considerado, que este tipo de sistema agiliza em mais 70% (setenta por cento) a velocidade e o trabalho para a desobstrução desses bueiros, melhorando a capacidade operacional de solucionar retenções de água das chuvas e aproveitamento após a coleta, levando para reciclagem e gerando mais oportunidades de trabalho. Atualmente, o município de Paracatu gasta mais de R$ 210.000,00 (duzentos e dez mil reais) toda vez que é realizado o trabalho de limpeza dos bueiros.
                A lei será regulamentada pelo Poder Executivo, que poderá definir o modelo e forma de funcionamento do programa. O bueiro inteligente existe em vários modelos. O filtro age peneirando, permitindo a água passar, e ao mesmo tempo retendo o material sólido. Esse programa pode ser instalado nos pontos problemáticos dos logradouros, e sendo instalado em Paracatu será motivo de satisfação, como medida preventiva de problemas futuros.
 Como a regulamentação cabe ao Poder Executivo, poderá este optar pelo moderno mais atualizado ou mesmo por um modelo simples, que pode facilmente ser fabricado, até mesmo pelo município através de parcerias.

              Na próxima segunda-feira (13/11) será votada a redação final do projeto que seguirá para sanção do Prefeito Municipal.


Fonte: Lílian Derkiê / Assessoria Parlamentar
fullscreen

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti