3 out 21h18Atualizado em 4 out 07h17

MEC autoriza Curso de Engenharia da Computação na Faculdade FINOM em Paracatu

Glauber César Rodrigues
O Diário Oficial da União publicou nesta terça-feira, 03 de outubro, a Portaria que autoriza o curso de Bacharelado em “Engenharia da Computação” na Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM, em Paracatu.

O curso de Engenharia de Computação tem como objetivo a formação de profissionais para atuar em processos de automação, integrando aspectos relacionados ao desenvolvimento e gerência de projetos de hardware e software.

A Engenharia de Computação é o conjunto de conhecimentos usados no desenvolvimento de computadores e seus periféricos. O engenheiro da computação projeta e constrói computadores, periféricos e sistemas que integram hardware e software. Produz novas máquinas e equipamentos computacionais para ser utilizados em diversos setores. Desenvolve produtos para serviços de telecomunicações, como os que fazem a interligação entre redes de telefonia. Pode, ainda, planejar e implementar redes de computadores e seus componentes, como roteadores e cabeamentos.

Essa ampla variedade de aplicações explica elevada e crescente demanda social por profissionais de Engenharia da Computação tanto no Brasil como no restante dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, conforme explica o Diretor Geral da Faculdade FINOM, Dr. Willian José Ferreira:

 “-É mais uma excelente oportunidade de qualificação profissional que a FINOM trás para a sociedade de Paracatu e região. É o primeiro curso de Engenharia de Computação da região Noroeste de Minas, Alto Paranaíba, parte do Estado de Goiás e do Distrito Federal. A área de tecnologia tem gerando novos postos de trabalho é uma porta aberta para quem pretende entrar neste promissor mercado de trabalho,” afirmou.

“-O setor de tecnologia é um dos poucos que tem crescido em um cenário de crise no país,” complementa.

Mercado de Trabalho

Mesmo com o país em crise, o setor de Tecnologia da Informação continua crescendo, gerando demanda por profissionais capacitados, entre eles o engenheiro da computação. A maior demanda está na área de big data, em que o bacharel desenvolve algoritmos matemáticos para analisar dados e, assim, ajudar a melhorar o desempenho dos negócios. Trabalhar com sistemas embarcados é outra opção para o graduado.
Entre os setores que mais demandam novas tecnologias estão o de serviços em geral, aeronáutico, automobilístico, financeiro e de telecomunicações, com destaque para a telefonia celular. O profissional também é requisitado para atuar na área de vendas, comercializando equipamentos de alta tecnologia. A maior oferta de emprego está nas regiões Sul e Sudeste.


Curso

O currículo traz as matérias básicas das engenharias, como álgebra e cálculo, e específicas, como linguagens de programação, circuitos lógicos e arquitetura de computadores. No último ano, o aluno faz estágio e pode cursar disciplinas voltadas a uma área de especialização da profissão, como a criação de softwares ou robótica.

Mais Informações

Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM

Tel. (38) 3311-2000    www.finom.edu.br

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti