3 out 08h25Atualizado em 3 out 08h36

Vereadores celebram Outubro Rosa e cobram conserto de Mamógrafo em Paracatu

WebReporter
Uma onda rosa tomou conta da Câmara de Vereadores na tarde desta segunda-feira (02/10) para a abertura da Campanha Municipal de Prevenção do Câncer de Mama, o “Outubro Rosa”.  Parlamentares, autoridades, membros do Conselho da Mulher e a comunidade em geral prestigiaram a cerimônia.
A Vereadora Marli Ribeiro (PSDB), que ocupa o posto de Procuradora especial da mulher na Câmara iniciou a cerimônia e disse que a campanha precisa alcançar também, os homens para que estas alertem esposa, filhas, mãe, irmãs e amigas sobre a importância do cuidado, do auto exame de realizar os exames periódicos.
“-A incidência é maior entre as mulheres, mas é preciso lembrar que os homens também precisam se cuidar, o câncer de mama também atinge os homens. O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Estudos realizados pelo Instituto Nacional do Câncer comprovaram que só em 2014, ano crítico da doença, aconteceram mais de 57 mil casos de câncer de mama no Brasil. O risco estimado médio é de 56 casos a cada 100 mil mulheres. Com o diagnóstico precoce a cura do câncer de mama é possível e com uma alta taxa de sucesso,” relatou a Missionária.
A presidente do Conselho Municipal da Mulher, Sidiléia Almeida, destacou o histórico de lutas contra o Câncer e destacou a necessidade das mulheres fazerem o autoexame.
Durante a cerimônia, alguns parlamentares comentaram a campanha, a prevenção, o tratamento e principalmente um problema que eles chamaram de “gravíssimo” que afeta diretamente a possibilidade de prevenção e tratamento da doença, a falta de um mamógrafo na rede pública. Segundo informações de parlamentares, o único equipamento que atendia a população está quebrado há meses.
Durante a sessão na Câmara, o Vereador Hernesto da Silva (SD), apresentou fotos do Hospital Municipal e da Clínica da Mulher com piso estragado, banheiro, telhado danificados, entre outros problemas.
“-Eu venho denunciar um verdadeiro descaso com o Hospital Municipal. É constante a falta de profissionais, falta cirurgião, o quadro está defasado, assim como estão faltando pediatras e outros profissionais. A estrutura física do Hospital Municipal também está deixando a desejar. O aparelho de mamografia e o de Raio x móveis estão danificados há meses,” afirmou Hernesto.
O corregedor da casa, vereador Wilson Martins (PSB), reforçou o clamor de Hernesto da Silva e elevou o tom das críticas. “-Na sexta-feira eu presenciei 5 pessoas infartadas e apenas  um clínico geral atendendo, o cardiologista só chegou no outro dia de manhã. O feminino do pronto socorro estava interditado e no banheiro masculinho nem papel higiênico tinha,” disse Wilson que ainda deixou evidente sua indignação.  
“-Hoje estamos fazendo o lançamento da campanha do Outubro Rosa, mas não temos muito o que celebrar porque a população mais humilde está sofrendo esperando há meses pra fazer um simples exame que poderia salvar muitas vidas,” finalizou Wilson do Sindicato.
O Presidente da casa, Vereador Ragos Oliveira (PT), lembrou que as mobilizações são importantes e que a Câmara assumirá a compra de um Mamógrafo com a economia gerada nos últimos meses e devolução de recursos ao executivo.
“-Ações como esta não são só simbólicas, mas geram números que podem salvar vidas, mas nós queremos ir além. Quero fazer o compromisso aqui com todos que, caso o mamógrafo não for consertado urgente, nós vamos viabilizar a compra através das economias que estamos fazendo aqui na Câmara,” garantiu Ragos.
Nossa reportagem enviou e-mail a Secretaria de Saúde e a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paracatu, mas até o momento não tivemos retorno.
COMO FAZER O AUTO EXAME
Para fazer o autoexame da mama é necessário seguir três passos principais que incluem fazer observação em frente ao espelho, palpar a mama de pé e repetir a palpação deitada.
O autoexame da mama deve ser feito uma vez por mês, todos os meses, 3 a 5 dias após o aparecimento da menstruação ou em uma data fixa nas mulheres que já não têm menstruação.
Todas as mulheres após os 20 anos, com caso de câncer na família, ou com mais de 40 anos, sem caso de câncer na família, devem realizar o auto exame da mama para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama.

VEJA AS IMAGENS ABAIXO
fullscreen

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti