16 jun 08h38Atualizado em 16 jun 08h46

Centenas de fiéis acompanharam a procissão do dia de Corpus Christi em Paracatu

WebReporter
A celebração começou as 8 horas da manhã, com Santa Missa presidida pelo Bispo Dom Jorge e logo após, centenas de fiéis acompanharam a procissão com o Santíssimo Sacramento, saindo sentido bairro Santana e retornando à Catedral, onde os fiéis receberam a bênção.
Na missa na Catedral de Santo Antônio, Dom Jorge Alvez Bezerra disse que o Corpus Christi tem como objetivo “celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo” e explicou ainda que “a festa acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade,” em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia.
O Bispo explica ainda que, a Santa Missa é o memorial da paixão, morte e ressurreição de Cristo e a procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da terra prometida. A adoração ao Santíssimo Corpo de Cristo é um dos gestos mais profundos de comunhão que podemos estabelecer com Cristo.”
O que é Corpus Christi:
Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.
A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.
Origem do Corpus Christi
A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.
A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti