27 mar 08h42

Gerenciar mídias sociais é muito mais do que ter um perfil no facebook

Glauber César Rodrigues
Estar presente nas redes sociais já não é mais um diferencial para nenhuma empresa. E quem se destaca nas “mídias sociais” são empresas que enxergam o valor dessa ferramenta e a utilizam como canal de comunicação com os seus clientes, como canal de promoção, tanto da marca como dos produtos/serviços e conteúdos diversos oferecidos dentro do foco do trabalho, do mercado que esta empresa atua.
Mas pra começo de conversa, você sabe qual é a diferença entre redes sociais e mídias sociais?
Com frequência, fica a impressão de que todo dia nasce uma nova palavra relacionada à internet, ao mundo virtual. Fica quase impossível acompanhar tudo e saber o significado de cada uma delas, mas algo que está presente em nosso cotidiano são os termos “mídias sociais e redes sociais”. Será que existe diferença? Vou te fazer uma pergutna e te dar 2 segundos pra responder: O Facebook, o Twitter, o Youtube são mídias ou redes sociais?
Seguinte...   É bom ficar bem claro que mídias sociais e redes sociais não são a mesma coisa. O termo rede social é um termo já antigo, que significa criar relacionamento com as pessoas compartilhando objetivos e valores em comum. Portanto, eu não preciso estar conectado à internet para fazer parte de uma rede social.
Trazendo o termo para a nossa vida digital, o site de rede social ou site de relacionamento (termo que nem é mais tão usado), é um site onde eu posso me conectar com outras pessoas ou grupo de pessoas através de um perfil e compartilhar conteúdos. A proposta principal da rede social é a interação entre as pessoas, sendo assim, sites como Facebook, Google+, MySpace e até mesmo o VôVOrkut, podem ser considerados redes sociais.
Já o termo “Mídias Sociais” é um grupo de aplicações para Internet construídas com base nos fundamentos ideológicos e tecnológicos da Web 2.0, resumindo, mídia social é o ambiente online onde podemos compartilhar informações, como por exemplo um blog. Então, o Facebook pode ser uma mídia social correto? Correto! Por definição, toda rede social é também mídia social. A rede social é uma parte da mídia social.
 O YouTube é uma rede social ou uma mídia social? É uma mídia social. No YouTube, a gente pode até conversar com as pessoas e criar perfis, mas o foco principal do site é o compartilhamento de conteúdo em vídeo.
Agora, o grande “x” da questão e exatamente o que estamos tratando aqui é o uso que algumas pessoas estão fazendo desta ferramenta e a esperança que estão tendo para alcançar resultados nas “mídias sociais” estão atirando no escuro pra qualquer lado pra ver se acerta qualquer coisa.
O que é essencial: ter uma estratégia!   E como montar a minha estratégia nas mídias sociais?
É aqui está o pulo do gato: sem uma estratégia bem definida, a sua empresa, seu empreendimento ou sua ideia terá um perfil nas redes sociais mas não saberá o que fazer com ele. É aqui que muitos erram, acabam não enxergando o real benefício desse investimento e desanimam.
É muito importante definir qual o objetivo de estar presente nas mídias sociais. As mídias sociais hoje estão entre os mais importantes canais de geração de Leads (que são os contatos qualificados de uma pessoa que demonstra através de algum meio que está interessada em algum produto ou serviço seu).
Se é lá nas redes sociais que os seus seguidores e clientes se sentem à vontade para compartilhar um conteúdo nosso, para comentar e dar feedbacks sobre conteúdos e serviços é lá que devemos atuar.
Existem diversos objetivos que podem estar atrelados à sua estratégia. Por exemplo:
•             Você quer a divulgação da marca;
•             ser um canal de comunicação com os clientes;
•             criar uma comunidade fã da sua empresa;
•             gerar conteúdo educacional através da divulgação de conteúdo;
•             ou ser um gerador de vendas.
O essencial é que apenas um objetivo seja o carro chefe da sua estratégia – para ter foco – e que o objetivo esteja atrelado com o momento da sua empresa.
E pra finalizar, o mais importante: essa estratégia pode – e deve – variar conforme o tempo. Se você constatar que sua empresa chegou ao seu objetivo e que a divulgação da marca não é mais tão importante, o próximo passo pode ser começar a focar em vendas, na geração de conteúdo etc.
 

Fonte: digai.com.br/2015

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti