18 mar 11h07

Não quer que o facebook use os seus dados? Então saia da rede.

Glauber César Rodrigues
Antes de mais nada, deixa eu tranquiliza quem postou aquele textão falando sobre autorização de uso de dados.... O Facebook vai tornar público os dados excluídos do seu mural?  A resposta é não.
Nos últimos dias você percebeu que uma enxurrada de mensagens falando sobre privacidade de informações.
Bem, seria hoje né?  Seria ontem em alguns casos e muitos ainda estão postando. Talvez, você também tenha publicado no mural do seu Facebook que não permitia que a companhia compartilhasse as imagens, mensagens e dados excluídos de sua página. Publicou? Se sim, você precisa ler isso: mentiram para você.
Milhares ou milhões de usuários publicaram uma mensagem no Facebook que começava mais ou menos assim:  “A partir de amanhã, as suas publicações, fotos, ou até mesmo mensagens que você excluiu serão públicas para todo mundo. Se você não concorda ou não autoriza o facebook a usar seus dados, copie e cole isso no seu mural... “ e por aí vai.
Para aqueles mais inflamados adeptos da teoria conspiratória, eu vou além: o Facebook não tem planos mirabolantes com as suas mensagens, imagens públicas, particulares, ou quaisquer outras coisas excluídas da sua página.
O que o facebook tem, e isso é claro naqueles termos de utilização que você clica no EU ACEITO quando faz a sua conta na rede social, (aceita mais não lê né?), são as políticas de dados e privacidade claras que dizem que tudo o que uma pessoa publica no Facebook é de propriedade dela e só ela é quem pode determinar os níveis de privacidade de suas publicações e informações na plataforma.
Isso é novidade?  Não gente!
Se você guarda uma informação sua, se você publica algo, num servidor que não é seu, num serviço que não é pago, que não é público, em um sistema que não é seu e que também não é público...  De quem é essa informação?     É lógico que é esses dados já não são “totalmente” seus mais...
De acordo com um artigo de um professor de direito que consultei, ao integrar em qualquer rede social, as pessoas concordam com os termos de uso então, qualquer coisa que você publicar em seus murais sobre isso, não possui validade.  Ou seja, o texto publicado no mural, dizendo ‘não autorizo’, não tem nenhum efeito.
Não quer que o facebook use os seus dados?
Não quer que você seja filtrado, segregado para receber informações e propagandas de acordo com as informações que você fornece, de acordo com o perfil do seu consumo...  Não quer?  Então não tenha conta no facebook porque nos Termos de Uso, a empresa diz que aquilo que é postado pelo usuário, passa a ser de escolha exclusiva dela identificar e escolher com quem quer compartilhar.
Mas por que as pessoas criam essas mensagens e espalham nas redes?
É uma ótima pergunta – e, em parte não conseguimos respondê-la, já que é bem difícil compreender os motivos que levam alguém a inventar uma mentira e espalhar aos quatro ventos. Masssss podemos explicar parte do questionamento: a corrente é mais uma mostra do desconhecimento das pessoas sobre os termos de uso e as políticas de privacidade das redes que usam.
A maioria das pessoas, simplesmente baixam o aplicativo por exemplo e quando chegam os Termos de Uso, elas só clicam no ‘eu aceito’. Isso as deixa mais suscetíveis a acreditar nessas correntes”.
Se você quer mesmo se proteger? Use os mecanismos de segurança da plataforma por meio de ferramentas como a Central de Segurança. Lá você pode encontrar os detalhes de como configurar a privacidade na plataforma e escolher com quer quer compartilhar os seus dados, com o público, com amigos, com amigos de amigos ou só pra você...

Agora, do Facebook você não pode esconder, nem com textão, afinal de contas esse espaço o seu perfil, na verdade não é seu.

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti