17 mar 12h58

Sono e Hormônios

Dr. Edvaldo Guimarães Júnior
Hoje vamos seguir com o tema SONO, mas, desta vez, falarei sobre a sua relação com a produção de hormônios.


Uma boa noite de sono pode indicar menos massa gorda, mais músculos e uma vida mais saudável. Mas por quê? A resposta está nos hormônios. Durante a primeira fase do sono, no momento de transição entre o estado de vigília e o sono, temos a liberação da melatonina. Ela induz à sonolência, pois é liberada, principalmente, quando estamos em ambiente escuro, calmo e silencioso.


Então, atingimos as outras fases do sono. A melatonina estimula a liberação do hormônio do crescimento (GH), que é altamente reparador. Ele ajuda na reconstrução muscular, na queima de gordura e na revitalização dos órgãos (iremos falar mais especificamente dele em outra oportunidade).

Durante o sono também temos a liberação de adrenalina e do TSH. O TSH (hormônio liberado pela adenoipófise) estimula a tireoide, que secreta os hormônios T3 e T4, responsáveis por manter nosso metabolismo elevado, fazer queima de gordura e desempenhar uma função crucial (cada vez mais estudada e valorizada pelo mundo científico) na manutenção do bom funcionamento e saúde do organismo.


Não podemos esquecer da testosterona. O hormônio “mais badalado” também tem grande liberação no meio da noite e início da manhã. A testosterona participa da construção muscular, queima de gordura, aumenta o desejo sexual e fortalece estruturas ósseas.


Portanto, para o bom funcionamento do seu corpo, do seu sistema endócrino e sua saúde como um todo, está mais do que argumentado que seu sono é um aliado "feroz" à alimentação e exercício físico no alcance do seu objetivo.


► Facebook: dredvaldoguimaresjunior
► Instagram: dredvaldoguimaresjunior
► E-mail: [email protected]

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti