15 mar 09h38

Sono e Qualidade de Vida

Dr. Edvaldo Guimarães Júnior
Deixe eu te perguntar uma coisa: como está a qualidade do seu sono?

Bem, a semana foi especialmente exaustiva para mim. Me vi em uma rotina dividida em trabalho, reuniões, estudos e viagens. Fiquei exausto! Mesmo com uma alimentação balanceada (Low Carb) não consegui ganhar massa magra e tive um pequeno aumento na gordura corporal. Fiquei pensativo e decidi conversar com você sobre a importância do sono.


Dormir bem é um dos 4 pilares da vida saudável (sono de qualidade + exercício físico + alimentação + equilíbrio da mente). Uma noite mal dormida pode estragar seu dia. Várias noites mal dormidas podem estragar sua vida!

Dormir de 8 a 10 horas por dia não significa nada. Veja, você pode passar 8 horas dormindo, mas acordar várias vezes, ficar agitado e não entrar no sono REM - fase do sono profundo, com intensa atividade cerebral seguida por flacidez e paralisia funcional dos músculos esqueléticos. Assim você não tem uma boa recuperação física e psicológica.

Uma forma de avaliar ("a grosso modo") a qualidade do sono é analisar se você tem sonhado. Sim, pois ele acontece justamente na fase REM. Logo, quem sonha provavelmente está restaurando seu organismo.

É no sono que temos o amadurecimento do sistema nervoso central, a restauração da energia, o fortalecimento do sistema imunológico, a consolidação da memória, a ativação da função termorreguladora e o relaxamento muscular.

Portanto, o tipo de sono está diretamente ligado à qualidade de vida. E do que você tem se alimentado? Cuide bem desses dois pilares. Nos próximos dias irei falar mais o assunto e de forma mais profunda. Fique ligado!

► Facebook: dredvaldoguimaresjunior
► Instagram: dredvaldoguimaresjunior
► E-mail: [email protected]

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti