7 mar 17h40

Creatina, o suplemento mais seguro do mundo

Dr. Edvaldo Guimarães Júnior
A Creatina é um dos suplementos mais estudados do mundo. Para o ganho de massa e força, é possível dizer que é o que possui melhor custo-benefício e o mais seguro. Endogenamente a Creatina é fabricada pelo rins e fígado, e armazenada principalmente no interior das células musculares.


Para entender o funcionamento dela, primeiro temos que abordar o sistema energético do nosso corpo. A molécula-base de energia do organismo humano é a Adenosina Trifosfato (ATP) - uma molécula de Adenosina conectada a três Fosfatos. Quando precisamos de energia (por exemplo na contração muscular), uma dessas ligações de Fosfato é quebrada, liberando energia para o movimento e transformando, então, a molécula de ATP em uma molécula de Adenosina Difosfato (ADP). Para que essa molécula volte a ser um ATP (capaz, novamente, de gerar energia para o organismo) ela precisa passar pela mitocôndria (organela no interior da célula), que “devolverá” um fosfato, transformando o ADP em ATP.


É nesse processo onde a Creatina surge, que na verdade é uma Fosfocreatina (molécula formada por Creatina e Fosfato). Guardada dentro da célula, ela “doa” seu Fosfato para o ADP, fazendo com que ele vire rapidamente um ATP: uma nova molécula de energia, pronta para ser usada pelo músculo, sem ter que passar pela Mitocôndria. Esse é o principal mecanismo de ação que faz com que o usuário de Creatina tenha mais força.


O aumento do volume de músculos de forma rápida se dá pela diferença do gradiente osmótico no interior da célula. Há um aumento da entrada de água e, consequentemente, aumento do volume do músculo. Portanto, o medo da retenção hídrica e inchaço por conta da Creatina é mito. Ela causa o aumento apenas dos músculos e não dos tecidos subcutâneos. Vale ressaltar que a pessoa não fica "mais musculosa". Basta tomar um diurético (álcool, por exemplo) para notar como os músculos diminuem de tamanho.


Outro grande mito é sobre "dose de ataque". NÃO É NECESSÁRIO FAZÊ-LA. A saturação nas células acontece com a suplementação diária e não com o uso intensificado do produto de uma só vez (ou como é mais comum, por cinco dias consecutivos). Isso só vai fazer você gastar mais dinheiro.


Lembre-se: antes de começar a utilizar a Creatina, faça uma visita ao seu médico! Busque otimizar seus ganhos com orientações precisas e individualizadas. Combinado?


► Facebook: dredvaldoguimaresjunior
► Instagram: dredvaldoguimaresjunior
► E-mail: [email protected]

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti