27 jan 23h42

Golpistas cada vez mais ousados e internautas cada vez mais inocentes

Glauber César Rodrigues
Promoções são muito legais e, em períodos de crise são melhores ainda, parece que ficam ainda mais atraentes. Porém, contudo, todavia, entretanto, assim como você quer muito aproveitar descontos e brindes, você também quer muito não ser enganado por alguém mal-intencionado. E assim como algumas empresas sérias querem ganhar sua confiança, seu consumo, seu dinheiro, milhares de bandidos virtuais também querem se aproveitar dessa mistura da “fome, com a vontade de comer!”
É por essa razão que você precisa tomar muito cuidado, principalmente com a essa nova onda de promoções falsas que estão circulando no Facebook — pois é, que nem aquele filme que todo mundo já assistiu e sabe o final, mas quer assistir de novo, a falsas promoções, elas estão de volta!!!
Só aqui em Paracatu, juntando as ocorrências policiais e as pessoas que nos procuraram pedindo “socorro” pra ver se dá pra reverter o golpe, a compra, o depósito, só nos últimos dias, foram mais de 10 casos. Só em Paracatu!
Se você ainda não caiu, pelo menos já deve ter visto os “sinais” por aí.
Várias páginas de “grandes empresas” surgiram com promoções do tipo: “Curta e compartilhe esta página para concorrer a prêmios incríveis”. A maioria dos casos envolve carros, pedindo ainda para que os usuários comentem a cor que desejam ter no veículo. Repetindo a frase que já usamos em outras matérias que abordavam promoções fake no Facebook ou Instagram: “Quando a esmola é demais, o santo desconfia!”.
E antes de mais nada, deixa eu repetir uma coisa aqui: O facebook não dá carro gente!!” Pronto, desabafei mais uma vez, agora vamos continuar.
A grande verdade é que quem está replicando esses conteúdos está sendo enganado por "espertinhos" que encontraram uma maneira muito rápida de multiplicar o número de seguidores em suas páginas — e que provavelmente vão mudar os nomes delas em algumas semanas. Só isso!
Outra possibilidade e que está acontecendo muito páginas, é o uso de marca de empresas conhecidas, até mesmo em perfis pessoais no Facebook. Sim, acredite. Tem gente que pega a logo da Wall Mart por exemplo, ou da Apple, cria um perfil e começa a anunciar produtos, na maioria produtos eletrônicos.  E o que é pior, tem gente que acredita que uma empresa do tamanho da Wall mart, da Apple, (que inclusive já declarou que não tem página no facebook) está negociando um produto que muitas vezes admite ser falso, sem nota fiscal, através de um perfil pessoal em uma rede social.  Ahhhhh vá né?
Em Paracatu passou uma chuva de compra e falsas vendas de celulares em uma página de um tal Atacadão do celular. Foram várias vitimas acreditando, depositando o dinheiro em conta poupança e depois nunca mais viram sinal nem do vendedor, nem do celular.
E assim, a história segue, os usuários mal-intencionados vão conseguindo dinheiro fácil, aproveitando-se da ingenuidade dos usuários.
Fica a dica: se você vir algo desse tipo passeando pelos seus feed, o melhor a fazer é ignorar ou denunciar para o Facebook. Dessa forma você evita passar raiva e ainda deixa de contribuir para que pessoas enganem ainda mais internautas.
Uma dica bem importante: procure as páginas oficiais (e verificadas) dessas empresas no Facebook. Você verá que não existe nenhuma promoção parecida com a que aparece na sua linha do tempo.
Desculpa se destrui seus sonhos, mas infelizmente não é possível se ter um carro novo através de cliques e compartilhamentos.

 

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti