22 mar 2010 13h54

Noroeste de Minas recebe Expresso da Cidadania

WebReporter
A cidade de Unaí é a sexta a sediar a caravana do Expresso Cidadania, projeto de educação para a cidadania e de estímulo à participação política de jovens de 16 e 17 anos promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MG) e com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). Os participantes serão os alunos da Escola Estadual Virgílio de Melo Franco, e as atividades vão ser divididas entre segunda (22/3/10) e terça-feira (23), sempre no Ginásio Municipal Micael Polastrina Júnior (av. Transamazônica, 139 – Divinéia).

Zona rural participa – Assim como aconteceu nas etapas de Barbacena (Região Central) e Campo Belo (Centro-Oeste de Minas), o Expresso Cidadania receberá uma comitiva de alunos da zona rural. São estudantes que virão de uma unidade da Virgílio de Melo Franco no distrito de Ruralminas, a cerca de 70 kms de Unaí. A participação deles no projeto será no dia 23, na primeira sessão, a das 8 horas. Em Barbacena, alunos de uma colônia rural integraram as atividades e, em Campo Belo, foi a vez de estudantes que moram na zona rural de Candeias, cidade vizinha, mas estudam na sede do município. Ao longo dos dois dias, serão recebidas seis turmas de cerca de 200 pessoas cada. Nos dias 22 e 23, haverá atividades das 8 às 10 horas, das 10 horas ao meio-dia e das 15 às 17 horas. A participação dos estudantes valerá como atividade letiva.

Os jovens vão poder tirar o título de eleitor, além de participar de oficinas de expressão corporal, produção audiovisual e de elaboração de textos, cujos produtos serão compartilhados na internet, por meio de redes sociais e de conteúdo, como YouTube, Picasa e MySpace. O painel "Caleidoscópio" vai provocar a reflexão sobre uma questão que afeta todo o planeta: o meio ambiente. Os alunos participarão de uma votação simbólica, em urnas cedidas pela Justiça Eleitoral, sobre o que deve ser feito para evitar as catástrofes provocadas pelo desequilíbrio ecológico e climático. O objetivo é demonstrar a importância do voto consciente.

Antes disso, os alunos da Escola Estadual Virgílio de Melo Franco vão assistir a uma palestra educativa do professor Leo Noronha, da Escola do Legislativo da ALMG. Ele falará sobre a política brasileira e sua repercussão na vida dos jovens. Completam a parte inicial do Expresso uma fala do juiz eleitoral do município e uma apresentação teatral.

Os jovens de Unaí e região também poderão participar do projeto pela internet. É o Expresso Cidadania Virtual, acessado pelo hotsite www.almg.gov.br/expresso. Nele, há informações detalhadas sobre a caravana, enquetes e um blog interativo que permite aos internautas trocar ideias e informações sobre os temas abordados no evento presencial, sob a coordenação de um moderador.

Saiba mais sobre o Expresso Cidadania

Dezesseis cidades mineiras estão incluídas no roteiro do Expresso Cidadania 2010. As atividades começaram por Barbacena (Região Central) e se encerram em Belo Horizonte. Ao todo, serão envolvidos cerca de 19 mil alunos de mais de 50 escolas estaduais, todas elas participantes do Programa de Educação Afetivo-Sexual (Peas), que integra um sistema articulado pela SEE voltado para o incentivo ao protagonismo juvenil.

Em 2008, na primeira edição do projeto, foram emitidos 4.818 títulos de eleitor, além de 2.855 carteiras de identidade. Cerca de 19 mil estudantes de 17 cidades mineiras foram mobilizados. O projeto foi vencedor em uma das mais respeitadas premiações do País, o Prêmio Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), em suas categorias regional e nacional, por suas estratégias de comunicação.

Cai o número de adolescentes eleitores em Minas

Os adolescentes tiveram o direito de votar pela primeira vez nas eleições de 1989. Naquele ano foram registrados 3,5 milhões de eleitores menores de 18 anos em todo o País, sendo 420.060 em Minas. Desde então, os números vêm oscilando, mas nunca voltaram a atingir os índices de participação de 1989.

Em dezembro de 2009, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estavam cadastrados em Minas Gerais 160.864 eleitores com 16 ou 17 anos, 21% menos que em janeiro de 2008. Atualmente essa faixa etária representa 1,14% do total do eleitorado mineiro. Unaí possui 55.011 eleitores, sendo 705 jovens de 16 e 17 anos (372 homens e 333 mulheres), ou seja, 1,28% do total. Os números são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e se referem a janeiro de 2010.

Fonte: Assessoria de Imprensa da ALMG
fullscreen

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti