12 fev 2010 12h37

Bloco Pão Moiado leva “Felizcidade Sustentável” ao Carnafolia

WebReporter
Com 22 anos de existência, o Bloco Carnavalesco Pão Moiado sai às ruas de Paracatu nesse sábado, às 21 horas. A concentração começará às 19 horas, na Rua Manoel Caetano, em frente ao Bar do Alemão (ao lado do gabinete do deputado Almir Paraca). Nesse ano o Pão Moiado apresenta “Felizcidade Sustentável”, música que tem o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para participar da construção do Plano de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu.

Para o criador do Pão Moiado, deputado Almir Paraca (PT-MG), o Bloco, desempenha, em mais de duas décadas, o papel de tecnologia social de mobilização, porque leva uma mensagem propositiva, de sensibilização para temas que dizem respeito a interesses da comunidade.

Ele conta que o Bloco nasceu durante as comemorações do centenário da abolição da escravatura, com o intuito de enriquecer o carnaval de rua de Paracatu e estimular o turismo na cidade, compondo com o patrimônio histórico cultural do município.

“Felizcidade Sustentável” e o Plano de Desenvolvimento Sustentável Local

Almir Paraca e Alfredo Píula são os autores da música carnavalesca que o Pão Moiado apresenta no Carnafolia Paracatu 2010. O deputado explica que o desenvolvimento sustentável foi escolhido como tema do carnaval porque as ações para a construção do Plano de Desenvolvimento Sustentável Local fazem parte do calendário do município nesse ano.

“A formatação do Plano de Desenvolvimento Sustentável Local vem sendo pensada há mais de dois anos. Agora, a Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (Adesp) contratou a Fundação João Pinheiro para coordenar e preparar o Plano, que recebe o apoio financeiro da Votorantim, do Sebrae e da Kinross Paracatu”, explica Almir Paraca.

A elaboração do Plano, prevista para começar no final de fevereiro, se dará após a realização de muitas reuniões, discussões e seminários. “Nosso mandato participa de todas as etapas e continuará acompanhando o processo até sua finalização, que deve ser daqui a oito meses. Vamos mobilizar a sociedade civil para participar do Plano e garantir as propostas de cunho popular”, ressalta o deputado.

Escolas de samba, blocos e Carnaval de Outrora – Para o deputado Almir Paraca, tanto o Carnaval de Outrora – que relembra os antigos carnavais com marchinhas e fantasias antigas – quanto o das escolas de samba e blocos carnavalescos de Paracatu têm papel fundamental no resgate cultural da cidade. “Essa é uma excelente oportunidade de ampliar e exercitar essa cultura, aliada ao patrimônio histórico do município. Contudo, ações com essa precisam ser melhor exploradas, de maneira a fomentar a indústria do turismo em Paracatu”.

Paraca desfilará na Escola Unidos do Novo Horizonte no domingo, 14/02, às 20h. Ele estará trajado de bandeirante, personagem que tem ligação histórica com o nascimento de Paracatu.

Para conferir a programação do Carnafolia Paracatu 2010, entre na página principal do Paracatu.Net e clique na programação do CarnaFolia 2010

Pré-carnaval – O deputado participou no sábado, 06/02, do Grito de Carnaval de Paracatu, que contou com a apresentação do samba enredo da Unidos do Novo Horizonte e da Banda Pé de Pato, que animará o Carnaval de Outrora, no Centro Histórico de Paracatu. Durante o Grito de Carnaval, Paraca encontrou-se com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que também participou do evento.

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti