6 fev 2010 02h58

Noroeste tem 3 cidades entre as 5 maiores produtoras de Soja do Estado

WebReporter
As exportações mineiras de soja em grão, no últimos 12 meses, tiveram crescimento de 84%, na comparação com igual período de 2008/2009. O montante exportado foi de US$ 327,7 milhões, que corresponde a 66% das exportações de soja.

Os dados são do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Superintendência de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Em 2009, a soja produzida em Minas seguiu para treze países, sendo o maior volume entregue à Holanda, França, Coréia do Sul e Romênia. No ano anterior, o farelo de soja mineiro foi destinado a sete países, sendo os maiores volumes para Alemanha, Holanda e Suíça, que importaram cerca de 91% do total das exportações mineiras do segmento.

Na safra 2008/2009, de acordo com informações do IBGE, Minas Gerais ocupou a sexta posição entre os principais estados produtores de soja. A produção mineira, de 2,8 milhões de toneladas, representou 5% da produção nacional, atrás do Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul.

A participação de Minas na produção nacional é crescente e isso é confirmado, segundo o IBGE, Minas posiciona-se como sexto produtor nacional.

O Triângulo Mineiro é a região que mais produz:, com 38% da produção estadual do grão. Em seguida vêm o Noroeste e o Alto Paranaíba, que respondem por 36% e 21% da produção do Estado, respectivamente. O Sul de Minas vem aumentando a sua participação, com o registro de aumento de 88% na produção em 2009 na comparação com 2008. O volume alcançado foi de 20 mil toneladas.

Os principais municípios mineiros produtores são Unaí, Uberaba, Buritis, Uberlândia e Guarda-Mor, que representam 38% da produção do Estado. Nesses municípios, há uma forte tendência de opção pela soja no lugar da produção de milho.
fullscreen

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti