26 jan 2010 15h08

Funcionário da Votorantim Morro Agudo morre em acidente grave

WebReporter
Ontem a tarde aconteceu um grave acidente na Unidade Votorantim Metais em Paracatu, região do Morro Agudo onde 2 funcionários ficaram feridos, sendo que um dos funcionários, Sr. Wilson Borges Nascimento, faleceu logo após ser atendido.

Segundo a empresa, todos os procedimentos de segurança foram tomados, porém houve um desplacamento de uma rocha ("choco") no interior da mina, onde 4 pessoas estavam trabalhando e após perfuração, colocavam explosivos na rocha, quando ocorreu o acidente

A empresa divulgou na manhã desta terça-feira (26) a seguinte nota à imprensa:

A unidade Morro Agudo da Votorantim Metais, instalada em Paracatu (MG), lamenta informar o acidente ocorrido nesta segunda-feira (25/01/2010) na mina subterrânea da planta com dois colaboradores. Imediatamente, eles foram socorridos pela equipe de emergência da empresa e encaminhados aos hospitais da região. O colaborador Wilson Borges Nascimento veio a falecer algumas horas depois no Hospital São Lucas, em Paracatu.

A empresa está colaborando com a apuração das causas do acidente junto aos órgãos competentes e está prestando toda a assistência necessária aos colaboradores e seus familiares.

Votorantim Metais

Informações | FSB Comunicações
Marx Fernandes
(31) 3228-1000 / (31) 8806-9747
[email protected]

Pedro Grossi
(31) 3228-1000 / (31) 9236-3916
[email protected]




MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A UNIDADE MORRO AGUDO - VOTORANTIM

Produto primário beneficiado e quantidade: produção de 83.123 t de concentrado sulfetado de zinco
Produtos secundários beneficiados e outros: produção de 25.763 t concentrado sulfetado de chumbo e 878.911 t de pó calcário
Capacidade total de produção: capacidade da britagem 1.100.000 t ROM
Volume vendido ao mercado interno: concentrado de Pb: 3.841 t = 10,45%; pó calcário: 323.000 t = 36%
Volume vendido ao mercado externo: concentrado de Pb: 32.906,45 t = 89,55%
Meio de transporte até o mercado: rodoviário
Principais mercados consumidores do produto primário e secundário: concentrado de chumbo vai para mercado externo e no mercado interno, os consumidores são Baterias Moura e New Power.

CAVA
O método de lavra utilizado em Morro Agudo é o “Câmaras e Pilares”. O acesso aos corpos de minério é realizado por uma rampa principal de transporte, acessando níveis espaçados verticalmente de 33 em 33 metros. A partir dos níveis são abertas as rampas junto aos corpos e subsequentemente são abertas as câmaras de lavra. Estas câmaras são de dimensões em torno de 10 metros de largura por altura correspondente ao corpo e por comprimento na extensão do corpo. O minério é escoado por caminhões fora-de-estrada com capacidade de 25/30 toneladas até uma estação de armazenamento de minério, onde é içado para a superfície através de um skip com capacidade para 11 t em um poço de diâmetro de 5 metros e 316 metros de profundidade.

BENEFICIAMENTO
O processo de britagem reduz o material granulometricamente de 500 mm para 8 mm, sendo o mesmo realizado em três britadores, sendo um de mandíbulas e dois cônicos e uma etapa de peneiramento. O undersize do peneiramento é enviado para uma pilha de homogeneização. A pilha de homogeneização alimenta o circuito de moagem. O processo de moagem é realizado em dois moinhos paralelos sendo que o moinho 1 responde por 70% da massa de alimentação e o moinho 2 por 30%. Ambos funcionam com bolas e em circuito fechado com bateria de ciclones de 10” para o moinho 1 e 10” para o moinho 2. A alimentação horária total do circuito está em 125 t/h. O over flow do processo de moagem sai com 30% de sólidos e 75% passante em 325# (mesh tyler). No overflow da moagem, o equipamento PSM (particle size monitor) analisa on line a granulometria de saída de cada moinho. O processo de flotação é realizado separando dois metais em série, sendo o primeiro estágio a flotação de chumbo e o segundo estágio a flotação de zinco. O rejeito final é o subproduto pó calcário.

REJEITOS
A barragem é utilizada como depósito de pó calcário que depois de drenado, é comercializado como corretivo agrícola. A unidade possui dois depósitos de pó calcário com vida útil prevista até 2011.
fullscreen

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti