15 jan 2010 21h37

II etapa da Cavalgada Cultural Brasília 50 anos passará por Paracatu.

WebReporter
A Cavalgada Cultural Brasília 50 anos tem como objetivo “levar o livro aonde ele não chega”, estimulando o hábito da leitura em crianças e jovens. Nessa edição, os Cavaleiros da Cultura homenageiam o cinqüentenário da Capital Federal e do Museu da República, além dos 200 anos da Biblioteca Nacional, passando pelos caminhos do livro “Grande Sertão Veredas”, de Guimarães Rosa.

Idealizada por Carlos Oscar Niemeyer, neto do arquiteto, a Associação Cavaleiros da Cultura é um grupo sem fins lucrativos, registrado como pessoa jurídica de direito privado, com sede em Rio Novo (MG). Criada em 2008, a ACC representa a realização de um sonho: cavalgar levando cultura e incentivando à leitura pelos quatro cantos do país. A história teve início com um grupo de amigos, que, durante cavalgadas recreativas, procurava um sentido especial para suas jornadas. Em 2007, o grupo realizou a primeira viagem - a “Cavalgada do Centenário de Oscar Niemeyer” - distribuindo mais de 12 mil livros em escolas e bibliotecas de Minas Gerais e São Paulo.

O arquiteto Oscar Niemeyer receberá uma homenagem especial com os 50 anos da Capital Federal, a serem comemorados no dia 21 de abril desse ano. E cerca de 20 integrantes do grupo Cavaleiros da Cultura sairão em comitiva com o Projeto Cultura Brasília 50 anos, afim de levar leitura á crianças e jovens, ajudando na cultura e educação da pátria Brasil.

A primeira fase da viagem foi concluída em Julho de 2009, no percurso de 650 km entre Niterói - Belo Horizonte, em que 57 mil livros foram distribuídos em 25 municípios dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, beneficiando 32 mil pessoas. A arrecadação começou seis meses antes, através de contatos com editoras, escritores e doadores particulares.

Nessa segunda etapa de viagem a comitiva sairá de Belo Horizonte no mês de março carregando na bagagem cerca de 60 mil livros para distribuição gratuita em escolas e bibliotecas do interior. “Estamos animados e ansiosos com o caminho que vem pela frente. Esperamos contar com a ajuda de muita gente nesse projeto para atingirmos nossa meta”, destacou Carlos Oscar Niemeyer, presidente da ACC.

O grupo esteve em Belo Horizonte nessa segunda-feira (11) para articular contatos com patrocinadores e editoras interessadas em apoiar a iniciativa. Que em rumo ao Distrito Federal passará por cidades como: Três Marias, João Pinheiro, Paracatu, Cristalina, Valparaíso de Goiás e Luisiânia.



O Paracatu.Net abraça e apoia o Projeto Cultura Brasília 50 Anos, e parabeniza toda equipe da Associação Cavaleiros da Cultura, pela atitude de serviços voluntários prestados a população brasileira em prol da melhoria cultural no país.
fullscreen

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti