7 jan 2010 19h56

Arquivo Público de Paracatu recebe pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia

WebReporter
Por Carlos Lima (*)

Produção de conhecimento sobre a história da educação no período republicano é o motivo da vinda a Paracatu do Professor de História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Wenceslau Neto (55 anos) e da sua equipe de três alunas bolsistas do curso de história daquela instituição de ensino superior.

O grupo chegou à cidade nesta segunda-feira (4) e veio direto para o Arquivo Público Municipal com o objetivo de conhecer a estrutura da instituição, que possui 222 metros lineares de documentos dispostos em cinco salas, e realizar o levantamento preliminar para iniciar a “investigação” em meio às informações disponíveis nos acervos.

De acordo com o Professor Wenceslau, o seu projeto de pesquisa tem por objetivo o estudo da história da educação no período compreendido entre 1892 e 1910, e para isto tem o apoio da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), que subsidiam o trabalho com a disponibilização de bolsas de iniciação científica para estudantes de graduação, como é o caso das alunas que o acompanham.

O veio de toda essa incursão aos acervos do Arquivo Público de Paracatu deu-se nos manuscritos do Fundo Câmara Municipal (séries Atas, Contratos, Leis e Decretos, Escola) e do Fundo Igreja (Subfundo Irmandades), e também nos jornais antigos de Paracatu (1898-1911), além de outras fontes. A coleta de informações consistiu principalmente em fotografar os itens documentais selecionados e referenciá-los, para a posterior transcrição dos trechos essenciais ao trabalho.

Ainda segundo Neto, ele e a sua equipe já visitaram Arquivos de outras cidades de Minas Gerais para a consecução da pesquisa e o próximo destino é Diamantina, localizada a 298 Km de Belo Horizonte. O Professor afirmou ainda que os frutos desse estudo serão publicações científicas a serem apresentadas em congressos e outros eventos do gênero.


(*) Carlos Lima é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia e é Coordenador do Arquivo Público Municipal de Paracatu
fullscreen

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti