15 abr 2015 14h15

Fim da carência! Agora você pode falar com seu smartphone "em português".

Glauber César Rodrigues
Nos últimos dias, temos ouvido falar muito de um tal de SIRI, mas não é o conhecido crustáceo, a notícia se trata do novo aplicativo que agora tem sua versão em Português.   Sim, a SIRI finalmente aprendeu a falar o Português, e o Português Brasileiro, não aquele original com sotaque lusitano, pois.

Após anos de expectativas de usuários do iPhone e iPad. A assistente pessoal chega com capacidade de abrir aplicativos, postar no Twitter e Facebook, realizar ligações, FaceTime, entre outros.


Para ativar a Siri em Português, você precisa baixar o iOS versão 8.3 no seu dispositivo, e alterar as configurações do sistema para que a assistente pessoal possa começar a entender o nosso idioma. O primeiro passo é acessar os Ajustes do iOS, tocar na guia geral e, em seguida, em Siri. Nessa tela, basta escolher a opção “Português (Brasil)” em Idioma. Pronto!  Pode começar a converser com seu smartphone.

A voz da Siri em nosso idioma gerava uma certa expectativa. E embora seja possível entender o que é dito pela assistente, ela possui uma voz bastante robótica e artificial, especialmente se comparada à sua arquirrival Google Now, que também tem feito um grande sucesso. Além disso, há frases truncadas e faltam até preposições em alguns casos, o que indica que há um longo trabalho pela frente, mas que também são particularidades do nosso idioma “português brasileiro” que os pesquisadores afirmam ser o mais difícil de entender e trabalhar.

Ao todo, a assistente pode fazer aproximadamente 20 tipos de tarefas diferentes, que podem ser acionadas a partir de linguagem casual. Por exemplo, para saber o tempo, basta perguntar “Como está o tempo hoje” ou “Está chovendo lá fora?”.  E ela te responde!!  Sim... Te fala a previsão do tempo!!! Legal né?

O usuário pode fazer também uma chamada via FaceTime com um contato, abrir aplicativos, enviar mensagens, fazer notas, consultar o caminho de casa ou trabalho e aplicativos GPS e até publicar status no Facebook ou Twitter, entre outros.

E se você ainda está confuso para saber tudo o que a Siri entende, pergunte à ela própria: “O que posso falar?”

Se você já pensa em sair usando a Siri por aí, muito cuidado. A assistente pode colocar seus dados e dos seus contatos em riscos. Ao pedir para mandar uma mensagem por exemplo ou fazer uma ligação, por exemplo, a assistente pessoal pode ler os números do seu contato, caso ele tenha mais de um telefone. Sendo assim, pense bem antes de usar a assistente em público.

Se você está curioso para saber como a Siri se sai em nosso idioma, veja os vídeos de alguns testes.

E antes de terminar, um alerta!!!

Número de softwares maliciosos disparou em 2014 e continua crescente em 2015. O número de "ransomwares", programas maliciosos que assumem o controle de computadores, tablets e smartphones e retiram dinheiro do usuário, aumentou 113% no mundo em 2014, segundo o relatório de uma empresa de segurança e segundo projeções, pode dobrar em 2015.

Em 2014, 317 milhões de programas maliciosos surgiram a nível mundial, ou seja, quase um milhão por dia e o principal alvo agora são aqueles usuários que provocam sua auto-infecção quando atualizam os programas sem saber o que estão baixando.  Ficam lá esperando pacientemente que seus alvos façam os downloads das atualizações infectadas, obtendo assim um acesso livre à todo conteúdo que aquela pessoa tem acesso.

Não precisam forçar a porta da rede se a chave está ao alcance da mão.

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti