15 dez 2009 12h26

Convênio entre Prefeitura e Escola Técnica viabiliza cooperação técnica e científica no Arquivo Público

WebReporter

Firmado em Julho deste ano, entre a Prefeitura Municipal de Paracatu e uma Escola Técnica, o convênio para cooperação técnica e científica no Arquivo Público Municipal Olímpio Michael Gonzaga vem rendendo bons frutos, por meio da colaboração em atividades de cunho arquivístico, de estagiárias do curso técnico de Secretariado Executivo.

A idéia surgiu a partir do desejo da coordenação do Arquivo Público em envolver a comunidade nas práticas de gestão da informação arquivística desenvolvidas no local. Para isto, empreendeu-se uma busca por parcerias com as Instituições de Ensinos Técnico e Superior da cidade, o que resultou no convênio com a Unitec, parceira que desde então tem encaminhado seus alunos para aprenderem e desempenharem tarefas importantes para complementação curricular, como atendimento ao cliente, rotinas de arquivamento, relacionamento interpessoal, catalogação de documentos, digitalização, restauração e preservação de acervos, pesquisa, entre outros.

Para a municipalidade, os benefícios dessa parceria traduzem-se principalmente na qualidade de serviços prestados para a população e para outros órgãos públicos, tais como o acesso a informações em tempo hábil e com confiabilidade, e também na preservação da memória resguardada em documentos que datam desde 1723, época em que Paracatu ainda era um povoado e mais tarde, em 1733, tornar-se-ía o Arraial de São Luiz e de Sant’Ana das Minas do Paracatu (OLIVEIRA MELLO, 1978).

Colaboração: Carlos Lima *
(*) Carlos Lima é graduado em Arquivologia pelo Universidade Federal da Bahia e é Coordenador do Arquivo Público Municipal de Paracatu
fullscreen

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti