29 nov 2009 19h18

Inmetro vai avaliar o serviço de internet banda larga

Thiago Cruz
Varias empresas prestam serviços de internet banda larga em Paracatu, mas nem todos usuários estão satisfeitos com a qualidade. O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) está instalando equipamentos em casas de voluntários do país que irão monitorar a qualidade do serviço de banda larga prestada pelas operadoras de telecomunicações. O trabalho será realizado a partir de convênio firmado este ano com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) braço técnico do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Os equipamentos irão monitorar a qualidade da rede por três meses, verificando também o atendimento aos usuários. Durante esse período, os voluntários não poderão usar o serviço de banda larga para fins pessoais. “A gente quer verificar como está o serviço real da operadora. Nós temos condições de medir com bastante precisão isso”, afirmou o chefe da Divisão de Metrologia em Telecomunicações do Inmetro, Rodolfo Souza.

Segundo ele, o objetivo do projeto “é fazer a avaliação da banda larga fixa dos principais provedores que existem no mercado, tanto por cabo, como por modem, as diversas tecnologias que existem”. A metodologia foi apresentada previamente às operadoras que, entretanto, desconhecem quais os serviços contratados que estarão sendo analisados. O Inmetro está coletando os comentários das empresas sobre o estudo.

Fonte: Agência Brasil
Foto: Maria Tereza Correia

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti