19 jun 2014 15h43

Entrevista com Secretário de Meio Ambiente, Igor Pimentel Cruz

WebReporter
O Secretario Municipal do Meio Ambiente o Sr. Igor Pimentel Cruz, fala sobre os principais pontos do seu trabalho a frente da pasta do meio ambiente em Paracatu.
 
Paracatu.Net - Estar à frente de uma Secretaria de tamanha importância como é a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em um município com todas essas particularidades que nós sabemos como é Paracatu, tem os seus prazeres, mas também, é claro, tem os seus desafios. O que você destaca como desafio e o que tem mais exigido de você e toda sua equipe?

Igor Pimentel  -  Os desafios da Secretaria do Meio Ambiente são enormes, é uma secretaria muito extensa, onde vai desde uma liberação, uma fiscalização de um alvará, ate a parte de limpeza urbana, coleta de resíduos, ate a destinação do aterro controlado e outras atividades mais. Mas nós estamos sempre encarando esses desafios e trabalhando muito, inclusive estamos trabalhando fazendo a limpeza da cidade, essa semana que vem, já começa um mutirão por todos os Bairros da Cidade, por todas as ruas, varrendo a cidade, recolhendo os entulhos e tirando todo aquele mato excessivo que esta nas ruas, e também finalizamos na semana passada, a limpeza da rodovia, BR 040, cortando toda a cidade. Enfim, é uma demanda muito grande que a secretaria tem.

Paracatu.Net - Uma duvida até recorrente, é a questão do aterro sanitário, que tivemos noticias que também já esta em fase final de implantação. Fale como está esse processo.

Igor Pimentel  - Baseado na Política Nacional de Resíduos Sólidos, na lei 12305/2010, que determina que todos os municípios do Brasil, terão que encerrar suas atividades de lixões e aterros controlados, e terá que ser construído um aterro sanitário com os padrões ambientalmente corretos, desde que assumimos a Secretaria do Meio Ambiente no ano de 2013, estamos correndo atrás desta questão. Fomos diversas vezes na Secretaria do Meio Ambiente em Belo Horizonte, no Ministério do Meio Ambiente em Brasília, para solucionar esse caso do aterro sanitário, e graças a Deus, já licitamos e  estamos construindo o aterro sanitário, que já está com quase 50% das obras concluídas. Dentro de 90 a 100 dias, o aterro estará pronto e estará sendo inaugurado para poder atender toda a demanda da cidade.

Paracatu.Net - Além da construção do aterro sanitário, a comunidade pergunta muito sobre a construção do novo cemitério. Esclarece essa questão.

Igor Pimentel - Paracatu conta hoje com dois cemitérios municipais, o Cemitério Santa Cruz e o Cemitério da Colina, onde a estrutura dele, o espaço, já não esta comportando, não esta atendendo mais. Então ano passado nós fizemos uma extensão no Cemitério da Colina, mas também não era suficiente, então conversamos com o prefeito, com outras pessoas a questão de estar construindo um novo cemitério, e esse cemitério estar prestes a sair, será um cemitério locazidado na MG 188 próximo a Faculdade FINOM, que já deve estar com 90% das obras concluídas da primeira etapa.  Dentro de alguns dias, um mês mais ou menos, já estará pronto, para atender toda a demanda da comunidade.

Paracatu.Net – Deixamos o espaço agora pra você fazer suas considerações finais.

Igor Pimentel -
Gostaria de agradecer pelo convite foi um prazer enorme estar aqui com vocês coloco a secretaria de Meio Ambiente de portas abertas seja para reclamações, denuncias poderá me procurar lá o telefone de lá é (38) 3671-5334. Nós estamos aqui pra servir a comunidade, às vezes tem algum caso que a gente não consegue atender pela demanda, mas é porque  as vezes a gente tem que basear muito em lei e acaba pegando alguma coisa e acaba desagradando um ou outro e eu coloco aqui a Secretaria de Meio Ambiente de portas abertas no que precisar, é a gente ta lá pra servir mesmo, tanto no departamento de limpeza urbana na parte da administração do cemitério o que for preciso a Secretaria de Meio Ambiente ta aqui pra servir a comunidade. 

Foto: ASCOM / Prefeitura

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti