20 nov 2009 18h18

Deputado Almir Paraca destaca Dia Nacional da Consciência Negra na Tribuna da ALMG

WebReporter
O deputado estadual Almir Paraca (PT-MG) foi á Tribuna da Assembleia Legislativa de Minas Gerais nessa quarta-feira, 18/11, prestar uma homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra. O parlamentar falou sobre a luta dos negros e as conquistas históricas conseguidas até então. Fez menção aos eventos que acontecem em todo o País, especialmente em Minas e em sua cidade Natal, Paracatu. Lembrou, ainda, da importância do Governo Lula para os avanços obtidos nos últimos anos. (O discurso completo está anexo no fim da página)

O deputado lembrou que o Dia Nacional da Consciência Negra é uma data importante, já consagrada no calendário oficial brasileiro. “É uma data de luta, a qual, como muitas outras, coloca para o Brasil a necessidade imperiosa de se fazer justiça e de se promover a inclusão social da vasta comunidade negra brasileira”.

Para ele, no processo histórico brasileiro os negros foram fundamentais na construção real e objetiva do Brasil. “Os negros foram a mão de obra que, de fato, alavancou as bases produtivas do nosso País”. Ele afirmou que a escravidão veio com um grande débito, na medida em que não promoveu nenhuma ação pública ou política decisiva e exclusivamente para garantir a incorporação efetiva e real da comunidade negra no patamar da cidadania mínima e desejável para todo o povo brasileiro.

“Hoje, depois de mais de um centenário da Abolição da Escravatura, ainda convivemos com níveis de exclusão, de discriminação e de preconceitos intoleráveis para toda e qualquer nação”.

Quanto às comemorações, o parlamentar relatou que durante todo o dia 20, haverão programações para marcar a data, como apresentações artísticas, debates, manifestações culturais, e também de caráter reivindicatório - particularmente das comunidades quilombolas.

Paracatu – Almir Paraca salientou, durante seu discurso, que a Fundação Conscienciarte, da qual foi fundador, promove em Paracatu, de 19 a 21 de novembro, o Festival Regional da Consciência Negra (Fercon).

Nessa quinta-feira, 19/11, o público pôde participar do Seminário Regional de Cultura.

No dia 20, haverá apresentação cultural feita pelo “Projeto Vida de Viajante”, às 21h, em frente a prefeitura municipal de Paracatu.

Já no sábado, 21/11, um Cortejo Afro passará pelas principais ruas do Centro da cidade. A concentração será na Praça do Rosário, a partir das 8h. No mesmo dia a banda Tambor Mineiro, dirigida por Maurício Tizumba, fará show em frente à prefeitura.

A programação complementar do Festival Regional da Consciência Negra conta com exposições de quadros, fotografias e bonecas nas cidades de Lagamar, Vazante, Paracatu e Três Marias. Também acontecem mostras de cinema nas cidades de Paracatu, Vazante, Lagamar e Unaí.

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti