1 out 2009 12h16

Arquivo Público na Jornada Mineira do Patrimônio Cultural 2009

O evento, que busca promover o patrimônio cultural de Minas Gerais por meio de ações integradas, como festivais, exposições, seminários, cursos e oficinas, está sendo realizado neste mês de setembro em Paracatu com diversas programações, como a que envolve alunos do 4º ano (antiga 3ª série) das escolas da cidade nas visitas guiadas ao acervo do Arquivo Público Municipal Olímpio Michael Gonzaga. A visitação tem por objetivo a produção de maquetes e portfólios que retratem o cotidiano desta instituição arquivística, e que serão expostos no mês de outubro no Museu Histórico Municipal.

A promoção do evento, que este ano possui o tema “A comunidade é a melhor guardiã de seu patrimônio”, é da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, do IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) e da Prefeitura Municipal de Paracatu, através da Secretaria Municipal de Cultura, da Fundação Municipal Casa de Cultura e do Arquivo Público Municipal.

As crianças e seus professores estão sendo recebidos no local com uma breve palestra sobre o histórico do Arquivo Público, sua função para com a comunidade, o direito de acesso aos documentos, entre outros temas correlacionados. A visita guiada é realizada sob a liderança dos profissionais da instituição que apresentam o acervo disposto em salas, as quais remetem a um contexto específico dada a origem dos documentos. Na sala denominada Prefeitura, por exemplo, a criançada é conduzida a refletir sobre o passado do município ao conhecer os manuscritos que datam de 1723 em diante: são batistérios (livros de batismo), inventários, testamentos, entre outros registros de grande importância para a preservação da memória de Paracatu. No laboratório de Arquivo, mais um profundo mergulho na história, sob as lentes que marcaram a trajetória da cidade: fotografias do século passado são verdadeiras provas de como era Paracatu, com suas ruas calçadas à pedra, com postes de iluminação ao centro, carros antigos, sobrados imponentes e em maior número, a velha jardineira que transportava as pessoas para outras redondezas e a visão sobre as transformações causadas pela natureza e pela ação humana. Os visitantes também tem a oportunidade de aprender um pouco sobre as técnicas e procedimentos adotados pelo Arquivo Público para garantir a longevidade das informações existentes nos documentos. Dicas importantes sobre preservação documental são transmitidas aos participantes.

O trabalho desenvolvido pela instituição com a participação das escolas envolvidas tem o caráter de fortalecer a educação patrimonial em Paracatu, e com a sua inserção na Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, irá garantir investimentos provenientes da pontuação no chamado ICMS Cultural (forma de desenvolver políticas para a preservação do patrimônio cultural e ao mesmo tempo gerar repasses de verba para os municípios mineiros).

O interesse e a alegria de todos em visitar o Arquivo Público Municipal são tamanhos que, uma das alunas, de aproximadamente 9 anos de idade, afirmou ao término da visita de sua turma: […] muito obrigada por nos mostrar os “trens” do Arquivo Público […], cujas palavras emocionaram aos presentes, dada a singeleza com que ela soube expressar o que conseguira apreender da experiência.

As escolas interessadas em trazer seus alunos para visitar o Arquivo Público devem fazer o agendamento pelo telefone (38) 3671-5236. O endereço é Rua Temístocles Rocha, nº 249, Centro (próximo à Polícia Civil) e o atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 17h00. Outras informações também podem ser obtidas pelo site da instituição que é: paracatumemoria.nomemix.com

Texto: Arquivista Carlos Lima – DRT-BA 170

Fotos: Equipe Arquivo Público Municipal
fullscreen

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti