6 set 2009 10h47

Academia de Letras: um patrimônio cultural

Fundada em 25 de Julho de 1996, a Academia de Letras do Noroeste de Minas continua sendo, ao logo dos anos, um dos maiores patriônios culturais de toda a região. A ALNM fica situada na Rua do Ávila, e conta atualmente com 29 imortais, estando ainda 11 cadeiras vagas. Entre os intelectuais que compõem a ALNM estão Maria José G. Santos (Zequinha), Tarzan Leão, Florival Ferreira, Nágela Caldas, Dom Leonardo, entre outros. Presidida atualmente por Coraci da Silva Neiva Batista, ocupante da cadeira número 4, a ALNM sobrevive de auxílios por parte do setor público, além da venda de livros lançados e de alguns apoios esporádicos da iniciativa privada.

"Possuímos o prédio e alguma estrutura em termos de bens físicos, como computador, móveis, livros e revistas doados, além da pintura que foi garantida pela CEMIG e de auxílio por parte da Prefeitura, mas ainda passamos por muitas dificuldades para manter a ALNM, visto que não temos a oportunidade para divulgação de tão importante espaço cultural de relevante significância para a nossa cidade e para todo o Noroeste mineiro", afirma Zequinha, vice-presidente da ALNM e ocupante da cadeira número 25.

Os critérios para que se possa fazer parte dos imortais do Noroeste de Minas são possuir alguma expressão jornalística e ao menos uma obra publicada. "Estamos ainda com 11 cadeiras vagas, pois muitas pessoas estão falecendo e infelizmente não temos conseguido a relocação destas cadeiras, devido ao desconhecimento da população", ressalta a vice-presidente.

Dentre as obras lançadas através da Academia, está o livro "Paracatu.com - encontro virtual" idealizado por Adriles Ulhoa Filho(cadeira 6) e Kleber P. Gonçalves, que trata de memórias da cidade de Paracatu, e foi possível graças a um encontro na Internet entre vários paracatuenses que há muitos anos não moram na cidade, e após este encontro, decidiram, virtualmente, lançar o livro, que se encontra à disposição na ALNM.

"Esperamos criar formas para mantermos a ALNM e aumentar a visitação, com a finalidade de expressar a toda a população a importância deste espaço e o patrimônio cultural e intelectual que ele representa", finalizou Zequinha.
fullscreen

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti