3 set 2009 18h38

Vice-Governador visita Paracatu

O Vice-Governador de Minas Gerais Antonio Augusto Anastasia realizou, a convite do prefeito Vasco Praça Filho, visita a Paracatu nesta Quinta-Feira 03, com fins de participar de inaugurações de obras viabilizadas por parcerias entre Governo Municipal, Governo do Estado e Governo Federal.

Anastasia chegou ao aeroporto por volta das 11:30, e foi recebido pelo prefeito paracatuense e por várias autoridades do município. Na comitiva do Vice-Governador estavam os Deputados Estaduais Almir Paraca e Elmiro Nascimento, além do Deputado Inácio Franco, prefeitos do Noroeste mineiro e demais autoridades que já aguardavam a chegada de Anastasia.

A comitiva inaugurou, no bairro do Paracatuzinho o Centro Vocacional Tecnológico (CVT), resultado de uma parceria entre as três esferas executivas. Trata-se de uma unidade que contará com diversos cursos profissionalizantes, acesso à internet e vários outros serviços que prometem gerar uma inclusão social de amplo alcance, e servirá a toda população paracatuense, principalmente às pessoas mais carentes.

O CVT do Paracatuzinho já está em funcionamento, e conta com amplas salas, laboratórios de informática, máquinas de costura, além de toda uma orientação pedagógica e profissional para assistir à juventude de Paracatu.

“Nossa geração foi privada deste desenvolvimento tecnológico. Porém, hoje em dia, é extremamente necessário levar não somente à juventude, mas a todas as pessoas, o acesso à informação através da internet, e principalmente o conhecimento técnico e tecnológico que ajudará na educação e no futuro dos nossos jovens”, ressaltou Anastasia.

Já o prefeito Vasquinho falou da importância das parcerias com as diversas esferas de poder, e frisou que o CVT não poderia ter sido instalado em melhor local: “o bairro do Paracatuzinho conta com 40 mil habitantes, quase metade da nossa população, e abriga um povo trabalhador que merece sempre a nossa atenção e carinho. O CVT com certeza é uma das maiores realizações sociais e em termos de desenvolvimento para o bairro e para a nossa cidade, e sua inauguração só está sendo possível graças à sensibilidade do Governo do Estado e às frutíferas parcerias com o Governo Federal”.

Em seguida, foi lançada a pedra fundamental do novo Pronto Socorro Municipal de Paracatu. O lançamento contou com a presença dos parceiros para a viabilização da obra: Roberto Rabelo, diretor da Faculdade Atenas, e Freire, presidente da Kinross Paracatu.

Localizado por trás do atual Hospital Municipal, o novo Pronto Socorro contará com uma ampla estrutura para o tratamento de traumas, salas de raio-x, câmara escura, câmara clara e vários outros equipamentos para servir à população paracatuense.

Em seu discurso, o prefeito Vasquinho, visivelmente emocionado, falou da dificuldade de se implantar as UTI’s e a Hemodiálise na cidade devido à questão populacional: “Segundo as determinações anteriores, UTI e Hemodiálise só seriam viáveis para cidades acima de 200 mil habitantes, e Paracatu conseguiu quebrar essa regra. É satisfatório saber que o paracatuense que necessita de uma Hemodiálise não precisa mais ir a Patos de Minas, por exemplo, para realizá-la. Todos sabem do altíssimo custo desse serviço, bem como o da UTI, e o quanto eles oneram os cofres municipais. Mas era um sonho, e prometemos em campanha fazer todo o esforço possível e impossível para implantarmos em nossa cidade estes serviços tão úteis, visto que menos de 2% da nossa população tem plano de saúde. Hoje, a UTI e a Hemodiálise são uma realidade em Paracatu, e em breve contaremos com o novo Pronto Socorro, que é mais um sonho que realizaremos. Apelamos mais uma vez para a sensibilidade do vice-governador em angariar recursos para ajudar-nos a manter estes serviços, que são de alto custo, mas extremamente necessários à nossa cidade”.

Já o vice-governador ressaltou o quanto o sensibiliza ver um administrador lutar tanto por um sonho, que representa o sonho de toda uma população: “quero demonstrar todo o meu apreço a todos os idealizadores desta obra. Cumprimentar a Kinross e a Faculdade Atenas pela parceria, e dizer que levarei a demanda ao Governador Aécio Neves, pois bem sabemos dos altos custos para se manter serviços como Hemodiálise e UTI’s, e dentro das possibilidades, pretendemos sim, buscar os recursos para firmarmos as parcerias necessárias a fim de auxiliar o Governo Municipal nesses serviços que beneficiam não somente a população de Paracatu, mas de toda a região.”

Por fim, o Vice-Governador encerrou sua visita participando de um almoço na Casa de Cultura, onde recebeu reinvidicações dos prefeitos presentes, ás quais julgou todas legítimas, assegurando que irá tentar viabilizar, de acordo com as possibilidades, o atendimento às necessidades de todos os municípios.

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti