26 ago 2009 03h30

Conselheiro fala sobre toque de recolher para menores

Em algumas cidades brasileiras, vem sendo implementado pela justiça um "toque de recolher" para menores de 18 anos de idade. A medida consiste em impedir o trânsito de menores desacompanhados nas ruas a noite, a partir de um certo horário.

Em Patos de Minas, foi atestado que o toque de recolher para menores entre as 23 e 6 da manhã, tem reduzido em 54% a criminalidade naquela cidade. Segundo Francisco Silva, presidente do Conselho Tutelar de Patos de Minas, antes de a nova regra entrar em vigor, foram atendidos 138 casos ligados a menores, que envolvem rebeldia, abuso sexual, prostituição e maus tratos. Já no período seguinte, o número de ocorrências caiu para 75. A maior redução aconteceu nos casos relacionadas a rebeldia. "Faz duas semanas que o telefone do nosso plantão não toca, o que mostra a efetividade dessa portaria", destacou Silva.

Em Paracatu, a medida não é aplicada, no entanto, o conselheiro tutelar José Xavier, afirma que acredita que a implementação do toque de recolher ajudaria a diminuir o índice de criminalidade também em nossa cidade, e auxiliaria no trabalho do Conselho Tutelar: “tendo em vista que a maioria das nossas ocorrências são relacionadas à utilização de drogas e menores infratores, provavelmente com a retirada desses menores de circulação durante a noite, essas estatísticas diminuiriam muito”, disse o conselheiro. No entanto, Xavier destaca que para que a medida possa ser efetivamente implementada, é necessário um estudo mais detalhado da situação em Paracatu, para que o direito de ir e vir dos jovens não seja brutalmente violado: “cada caso é um caso. Patos de Minas tem uma realidade, Paracatu tem outra. Para implantar o toque de recolher aqui, precisamos verificar a sua real viabilidade, bem como a capacidade de fiscalização, que obviamente não poderia ficar sob responsabilidade do Conselho Tutelar, visto que não temos pessoal nem autoridade para realizar esta fiscalização”, disse Xavier. Ainda segundo o conselheiro, um grande número de atendimentos têm sido realizados em casos de abuso sexual de menores por parte de familiares, e violência.
fullscreen

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti