11 ago 2009 14h43

Secretário de Saúde fala sobre a suspeita de Casos da Gripe Suína em Paracatu

WebReporter
A Gripe Suína já matou mais de pessoas no mundo. Em Paracatu existem pessoas com Gripe Suína? Procuramos o Secretário de Saúde Eurípedes Tobias para esclarecermos esta dúvida e saber das ações tomadas para evitar que o temido vírus chegue em nossa cidade.


A Influenza A (H1N1), conhecida popularmente como gripe "Suína", tem ganhado destaque na mídia e nos meios de comunicação, principalmente nos noticiários de TV que informam e alertam a população à cerca da doença.

A gripe suína é uma doença respiratória causada por um novo vírus da gripe. Assim como a gripe comum, a mesma é transmitida de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
O fato do vírus da gripe ser polimórfico faz com novas gripes surjam e também explica o fato de termos gripe mais do que uma vez em nossas vidas.

Corre um boato entre a população paracatuense de que Paracatu possui três casos de gripe suína. A reportagem do Paracatu.Net, como qualquer outro veículo sério de comunicação, foi em busca dessa informação em fontes seguras. Procuramos a Secretaria Municipal de Saúde de Paracatu que, por meio de seu secretário Eurípedes Tobias, fez o seu pronunciamento Oficial: “Paracatu não possui nenhuma pessoa com gripe suína e nem sob suspeita”.

Um fator que influencia negativamente nesse caso são os riscos envolvendo caminhoneiros que trabalham no transporte de produtos agrícolas e bens para países como Argentina e da proximidade de Paracatu com cidades de grande movimentação de estrangeiros como Brasília e Belo Horizonte, Tobias afirmou: “A situação não é preocupante, não é por isso que as pessoas devem sair por aí usando máscaras e deixarem de participar de suas atividades, estamos distribuindo panfletos educacionais a respeito da conduta que as pessoas deverão adotar, além de não termos nenhuma pessoa sob suspeita de gripe suína em Paracatu, o clima do Noroeste de Minas não é propício para desenvolvimento e proliferação da gripe suína, o vírus é proveniente de países de clima frio, como por exemplo, a Argentina. A menos que a pessoa tenha tido contato com alguém que tenha desenvolvido a doença e esta por sua vez também manifeste os sintomas, não há com o que preocupar”.

Interrogado a respeito das providências da Secretaria Municipal de Saúde com a relação à Gripe A, Tobias respondeu: “Todas as esferas governamentais têm se mobilizado com relação à gripe suína, o governo federal e estadual têm se precavido com relação à medicação e têm promovido medidas educacionais e orientado às secretarias municipais de saúde para que façam o mesmo. Já estamos distribuindo panfletos educativos, os profissionais de saúde do município conhecem o protocolo de atendimento à pessoa portadora de H1N1. As nossas ações não param, durante a 23ª Exposição Agropecuária de Paracatu tivemos um stand com profissionais distribuindo panfletos e respondendo à eventuais dúvidas”. destacou Tobias


Por: Gleison Soares
Redação Paracatu.Net
fullscreen

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti