5 ago 2009 14h40

Paracatu receberá verba do PAC para preservação do Patrimônio Histórico

WebReporter
Pelo menos oito municípios mineiros (veja quadro abaixo), além de Paracatu, devem receber recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) específico para as Cidades Históricas.

A princípio, a meta do governo federal é injetar R$ 150 milhões por ano. A verba deverá ser investida em obras de infraestrutura, requalificação urbanística, restauração de monumentos e financiamentos para recuperação de imóveis privados.

"As cidades históricas têm uma fragilidade maior que as demais e careciam de um programa específico para a ampliação de obras de infraestrutura e valorização do acervo histórico", afirmou o prefeito de Ouro Preto e presidente da Associação das Cidades Históricas Brasileiras, Angelo Oswaldo.

O valor que será repassado para cada prefeitura ainda é estudado pelo Ministério da Cultura. A lista de cidades a serem contempladas também pode ser alterada até o fim do mês. Técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) analisam os projetos e planos de ação apresentados pelos municípios interessados em receber os recursos.

Segundo a Secretária de Cultura de Paracatu, Marina Simões Cunha, Paracatu já investe muito nesta área através da governo municipal e esse repasse "quando se concretizar" irá contribuir muito com os projetos no Município, entre eles o Museu do Ouro, a Conservatório e tantos outros casos de imóveis particulares que estão necessitando de reformas emergenciais.
fullscreen

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti