1 jul 2009 18h24

Sessão solene no Congresso homenageia o cooperativismo brasileiro

WebReporter
Líderes do Sistema Cooperativista Brasileiro e parlamentares estarão reunidos, durante sessão solene pelo 87º Dia Internacional do Cooperativismo, nesta quinta-feira (2/7), às 10h, no Plenário do Senado Federal, em Brasília (DF). A cerimônia, que faz parte das homenagens pela data, comemorada oficialmente no primeiro sábado de julho, é uma iniciativa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), juntamente com a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop).

A iniciativa é do deputado Zonta, presidente da Frencoop, com o apoio dos senadores Osmar Dias e Renato Casagrande.

O presidente do Congresso Nacional, José Sarney, desde o início quando foi consultado sobre o evento pelo presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, manteve-se receptivo à proposta. A iniciativa também recebeu o apoio imediato do presidente Câmara Federal, Michel Temer.

Além da sessão, será realizada até esta sexta-feira (3/7), na Câmara dos Deputados, uma exposição sobre a história do cooperativismo no Brasil e no mundo. Os visitantes encontrarão informações sobre o Sistema Cooperativista Brasileiro, destacando o trabalho desenvolvido pela OCB e pelo Sescoop, que comemora 10 anos de atuação. A mostra está instalada no corredor de acesso ao Plenário da Câmara, dividida em duas partes, com os temas “Cooperativismo, uma história sempre atual” e “Cooperativismo, hoje e sempre”. A exposição conta com o apoio da Frencoop, do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) e da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo.

Tema - O 87º Dia Internacional do Cooperativismo tem como lema “Impulsionar a recuperação global por meio das cooperativas”. É celebrado em todo o mundo, no primeiro sábado de julho, por cerca de 800 milhões de pessoas vinculadas a cooperativas em cerca de 100 países. No Brasil, são 7.682 cooperativas com aproximadamente 7,8 milhões de associados que atuam em 13 ramos de atividades, respondendo por 6% do Produto Interno Bruto (PIB).

O Sescoop, que atua na formação e capacitação profissional, promoção social e no monitoramento e desenvolvimento das cooperativas brasileiras, comemora neste ano uma década de atuação no Brasil. No período de 2002 a 2008, realizou mais de 3,7 milhões de atendimentos em suas três áreas de atuação nas 26 unidades estaduais e no Distrito Federal.



Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicoob Crediparnor

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti