29 abr 2011 00h54

FORMAÇÃO POLÍTICA – Dever dos Partidos e dos candidatos.

Quando se fala em formação política, o que primeiro vem à mente do cidadão comum é a imagem de algumas pessoas se reunindo para aprender artimanhas políticas, visando ganhar as eleições e depois virar as costas aos seus eleitores.
Mas, seria possível criar um instituto de formação política com o intuito de moldar o indivíduo para o exercício da cidadania, para o cumprimento fiel de seus deveres como futuro gestor público, proporcionando a este cidadão o devido conhecimento e capacitação tão necessários àqueles que almejam a atuação política?
Acredito que sim. No Brasil temos bons exemplos desses institutos. Um deles é a Fundação Perseu Abramo, que tem como objetivo contribuir para a educação e qualificação da ação política do povo trabalhador e da cultura socialista democrática do Brasil. Contribui ainda para que o pensamento progressista se torne referência e que as tradições conservadoras, antes dominantes, sejam levadas a evoluir e se reposicionar frente às transformações em curso. Criada pelo diretório Nacional do PT, a Fundação Perseu Abramo é referência nacional na formação política e atua como um espaço para discussão de problemas nacionais. Muitos bons políticos brasileiros, inclusive alguns de outros partidos , participaram de cursos ou partilharam dos bons conhecimentos dessa Fundação.
E em Paracatu, seria possível instituirmos uma organização que se preocupasse com a formação de nossos políticos? Estou defendendo com veemência esse projeto. Não se trata de elitizar a atividade política, dando o direito de se candidatar apenas aqueles detentores do conhecimento acadêmico. Um Instituto dessa estirpe poderia, aí sim, fazer com que aquele cidadão com pouca instrução e sem nenhuma experiência na administração pública , pudesse se formar e adquirir a competência necessária para assumir cargos no Legislativo ou no Executivo. Cursos, palestras, seminários podem ser ministrados, utilizando-se de bons profissionais e educadores de nossa cidade, contando ainda com a participação de gestores de outros municípios brasileiros, que poderiam trazer suas experiências bem-sucedidas para serem aproveitadas em Paracatu. É um sonho? Mas, quem não sonha, não realiza!
No próximo sábado, dia 30, o PT inaugurará sua sede própria aqui em nossa cidade. A criação desse Instituto de Formação Política é um dos pontos altos desse evento. Seria interessante que os demais partidos se revestissem também dessa idéia, não apenas para criar um gueto ideológico, mas com o firme propósito de colaborar para que no futuro tenhamos uma administração pública mais consciente, cidadã e competente.

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti