22 ago 2009 15h28

Vírus? A melhor prevenção é você!

Glauber César Rodrigues
Worms, malwares, Cavalo de tróia, trojans, vírus de computador...
Independente do nome que você ou seu técnico tenha dado, saiba que a maioria das “pragas” virtuais são distribuídas por e-mail e o pior é que você dá consentimento pra ser contaminado...

Isso porque o Volume de “spam” (que são os e-mail não solicitados e que chegam a sua caixa postal a todo momento) cresceu 150% só neste primeiro semestre.

Os vírus do tipo cavalo-de-troia ou Trojans, são o tipo de praga virtual mais comum na internet e representam 83% de todo tipo de “praga virtual” que circulam. Só pra você ter uma idéia, um vírus conhecido como Conficker - foi a praga que mais danos causou, tendo conseguido infectar mais de 11 milhões de computadores em todo o mundo.

Existem algumas facilidades que as pragas encontram para se propagar. Exemplo: Se aproveita de uma brecha existente no seu sistema operacional para se espalhar por seus contatos. O windows mesmo é cheio de falhas. A Microsoft já publicou várias correções, mas a praga, continua a infectar um grande número de sistemas que ainda não instalaram a correção e outro meio começa nesse exemplo, pois os Hackers enviam mensagens por e-mail supondo que seja da Microsoft para “atualizar” o seu sistema... e o pior é que muita gente que cai. Aí eu pergunto: Seu Windows é original? (provavelmente não!) Você se cadastrou no site da Microsoft? Pagou alguma taxa ou valor para a empresa de Bil Gates? Então como é que eles descobriram seu e-mail??

Viu como é fácil se livrar de problemas? E só não ficar acreditando em tudo que você lê, principalmente na internet. E se estiver com dúvida, procure um “Técnico”. Quando você está com problema de saúde você procura um Médico, certo? Quando vai fazer sua contabilidade, seu imposto de renda, procura um “Contador”, certo? Então, procure ajuda profissional também quando tratar da segurança da sua conta corrente, dos seus arquivos, da sua vida no seu computador.

“Spams” com ofertas de produtos com preços incrivelmente baixos, empréstimos; pornografia; sites de encontro/relacionamento como o orkut; ofertas de emprego; oferta de diplomas acadêmicos; inscrições para o Big Brother, prêmio da Mega Sena esquecido, telegrama on line... são apenas alguns dos milhares de e-mails com links maliciosos para sites phishing que estão circulando por aí, inclusive para seu e-mail.

Atualizações de sites Bancários também são campeões. Esta semana fiz uma estatística e fui contando quantos e-mails falsos um ouvinte do FM Repórter que eu atendi esta manhã recebeu. Em três dias foram 22 e-mails “supostamente” enviados pelos Bancos Bradesco, Itaú, Santander e Banco do Brasil. Qual a garantia que são falsos? Ele não tem conta em nenhum destes Bancos!!!

Ah!! E por que ele foi contaminado e teve seus dados roubados? Ele me disse que “pensou” que: “alguém poderia ter aberto a conta e que ele havia faturado alguns reais por sorte ou por erro dos bancos” É... aí também é dar sorte pro azar!
fullscreen

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti