14 ago 2009 14h11

O uso da marca de forma surpreendente

Em um mercado de marcas, onde os consumidores são bombardeados por mais de 1.200 delas por dia, é quase impossível se diferenciar através das ações de propaganda tradicionais. É preciso ser criativo, acessível o tempo todo, utilizar estratégias inovadoras, arriscar-se.

Eu sempre gostei da metáfora que iguala marcas às pessoas, mesmo porque marcas são construídas por pessoas e para pessoas. Uma pessoa tem obrigações e as marcas também, as pessoas constroem relacionamentos, imagens. Uma marca também. Então, para ficar fácil de entender, é só prestar atenção nas pessoas e em você. Em como se relacionam. Mire-se nas pessoas e nas marcas de sucesso, freqüentemente estas nos surpreendem.

Como você conquistou sua namorada ou seu namorado? Você teve que mostrar seus valores, seu caráter, ser inventivo, sensível e por vezes criativo, também, para manter o relacionamento estável. Teve que se lembrar das datas importantes, estar seguro do que tem a oferecer, aí, você se posicionou como uma pessoa que iria acompanhá-la (o) pelo resto da vida. Bom, é assim com a marca e seu cliente. A marca precisa se posicionar, com a segurança necessária sobre o que ela representa para seu cliente, o quanto ele é importante e lembrado. Ser emocional, sensível, cuidar e até fazer algumas boas surpresas. E se você quer surpreendê-lo mesmo, envie um presente sem motivo algum, inclua-o em uma promoção bem especial, faça teu cliente se sentir importante, querido, enfim amado. Mas pra chamar a atenção para uma conquista, é preciso também ter os seus valores bem à mostra, com simpatia e honestidade. Se sua marca se apresenta assim, a conquista já está garantida. Tudo é como na vida pessoal, é tudo relacionamento. Se você e sua marca praticam essa relação, daí surge uma fidelidade incrível.

Pensando desta forma, fica quase tudo mais fácil, inclusive porque devemos prestar atenção na hora de nos posicionarmos, estarmos atentos aos anseios, desejos e expectativas do nosso cliente, da aparência, da ética e a tantos outros atributos que são pertinentes às pessoas, mas podem ser igualmente observados nas marcas. Faça com que a sua “marca” seja elegante, atraente, interessante, que ela seja realmente importante para o seu cliente sempre.
fullscreen

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti