18 mai 2009 23h01

Dia Nacional do Cambate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

WebReporter
18 de maio é a data em que Araceli Cabrera Crespo, 8 anos, desapareceu da escola onde estudava para nunca mais ser vista com vida. Araceli foi espancada, estuprada, drogada e morta numa orgia de drogas e sexo. Seu corpo, o rosto principalmente, foi desfigurado com ácido. Seis dias depois do massacre, o corpo foi encontrado num terreno baldio, próximo ao centro da cidade de Vitória, capital do Espírito Santo. Seu martírio significou tanto que esta data se transformou no “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

A Secretaria de Ação Social se mobilizou para esse dia não ser esquecido na cidade. Foi realizado no sábado (16/05) um passeio ciclístico para chamar a atenção da população para o problema.

O que se viu no dia foram jovens e adultos juntos por um único propósito. Uma chuva de bicicletas e ciclistas de todos os jeitos, desde os mais invocados aos mais largados e descontraídos, mas é claro que sem perder o foco.

Hoje foi realizado no salão de festas da ACIPA/CDL o II Seminário de Enfretamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Várias autoridades, representantes da sociedade civil e populares se reuniram em prol desta causa.

Alguns dados colocados durante a palestra no seminário são alarmantes. Entre eles:
_95% das meninas e meninos que vendem o seu corpo foram vítimas de violência.
_Em Paracatu a prática de crianças e adolescentes venderem o corpo é comum.
_Parentes e amigos próximos da família são geralmente quem abusa sexualmente das crianças.
_Na nossa cidade várias crianças são vítimas desses atos. Inclusive crianças menores de 2 anos.

Na oportunidade do seminário, foi lançado uma cartilha contendo algumas informações quanto ao assunto.

O Serviço Sentinela trabalha em Paracatu no combate a este problema. Atualmente são cinco profissionais que desenvolvem trabalhos de capacitação nas escolas da cidade a fim de constatar esse problema e prevenir alunos e família.
fullscreen

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti