26 mar 2009 02h29

Qual o destino do "Lixo Eletrônico" que você descarta?

Glauber César Rodrigues
Em tempos de preocupação (atrasada diga-se de passagem) com o aquecimento global, de rios secando, mar avançando, pólo norte derretendo...

E segundo a ONU, a Tecnologia que irá ajudar a reverter este quadro, também é uma grande culpada por esta degradação. Devido a poluição gerada pelo descarte de hardware.

O grande problema segundo a ONU são as montanhas de lixo eletrônico como computadores, celulares, monitores e outros equipamentos que são descartados.

Algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo, entre as quais Microsoft, HP, IBM e Philips, diversas organizações governamentais e universidades anunciaram uma parceria para dar suporte a ONU neste projeto com objetivos como promover mais reciclagem e ampliar a vida útil dos produtos eletrônicos.

Os detritos eletrônicos (ou simplemente lixo), como por exemplo os monitores mais antigos, os fornos de microondas, baterias de celulares e outros, liberam toxinas e existe uma grande urgência em se tratar esta questão do lixo eletrônico, em todo o mundo.

Os aparelhos mais antigos são ainda mais perigosos pois contêm produtos químicos venenosos como toxinas ou metais pesados como o mercúrio e o cádmio.

O Lixo Digital, Os detritos elétricos e eletrônicos estão entre as categorias de lixo de mais alto crescimento no mundo, e em breve devem atingir a marca dos 40 milhões de toneladas anuais, o suficiente para encher uma caminhões de lixo que, se colocados lado a lado, fariam uma fila por metade do planeta.

O principal objetivo deste programa será convecer as empresas a fabricar produtos com vida útil maior e fabricar produtos que possam ser atualizados, em lugar de substituídos e jogados no lixo.

A todo momento vemos que a tecnologia existe hoje nas mãos do homem, sem que outros homens conheçam? Muitas pessoas, ou a maioria, não sabe lidar com 10% de toda a possibilidade que o computador dispõe. E esta tecnologia continua em evolução... Mudando... se transformando... E mais uma vez podemos afirmar que:

É preciso não só mudar os computadores, melhorar os sistemas, aumentar o HD, o espaço em disco, a memória, a velocidade dos processadores. Fazer uma up-grade nos servidores de sua empresa...
É necessário inserir tecnologia em nossos pensamentos e colocar o homem com coração e preocupação no futuro a frente de tantos projetos e conhecimento em meio a tanta informação.

Difícil será! Com certeza, afinal de contas é convencer a já conhecida indústria do obsoleto do contrário.
fullscreen

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti