12 nov 2011 12h14

Paracatu receberá exposição de arte “ebru”

WebReporter
E nos próximos dias 25 e 26 de Novembro Paracatu receberá na Casa de Cultura, situada na Rua do Ávila, uma exposição de Arte Ebru da Artista Plástica Internacional Sibel Çakir.

Para você ai de casa que não conhece a Arte Ebru, ela é basicamente a técnica de pintura sobre a água mais antiga que se tem noticia. Teve origem nos séculos IX e X, na região mais oriental do Médio Oriente, antes do período feudal otomano. Com a invasão Mongol, esta arte, juntamente com o povo Islâmico, migrou para o ocidente – atual Turquia – passando pela Pérsia de onde herdou o nome “Ebru”, significado de ser parecido com nuvem.

A arte Ebru é o primeiro produto artístico do povo turco sobre a arte Islâmica cuja filosofia muito profunda, relaciona a criação divina com a arte. Prova que a natureza é obra assinada do mesmo artista. A arte reproduz a vida em sua essência; na criação cuja forma mais bela enaltece a existência humana. Todo ser vivo é reproduzido na água quando se acrescenta pigmentos. É uma arte da eternidade. Nenhuma obra é produzida em série. Cada trabalho é único; dai a sua analogia com a criação.

Sibel Çakir é uma artista renomada em todo o mundo por sua arte, que estará em Paracatu, exposta, gratuitamente. Não perca esta oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura mundial sem sair de sua cidade.

Imagem 01: Casa de Cultura, local que receberá a amostra.
Imagem 02: Arte Ebru
Imagem 03: Arte Ebru

fullscreen

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti