12 jul 2011 15h42

Dario Alegria recebe homenagem na Câmara de Paracatu

WebReporter
Jurandir Dario Damasceno, começou a trabalhar cedo, aos 6 anos já ajudava o pai na Boca da Onça, loja de secos e molhados no Bairro Santana. No ano de 1958 aos 44 anos, seu pai, Luiz de Dario faleceu, foi nesse momento que teve um dos maiores desafios de sua vida assumir a responsabilidade de cuidar da família. Na época Dario tinha apenas 14 anos. Dario trabalhou no DER e depois na Ster, fazendo topografia, sendo mais tarde levado para Brasília por Milton Cardoso, que viu Dario jogando bola convidando-o para trabalhar na Construtora Nacional, que na época estava construindo o Congresso e a Câmara, depois trabalhou na Construtora Rabelo, que construiu o Palácio da Alvorada e a rodoviária.

Em Brasília, Dario trabalhava e não deixava o seu amor pela bola, sendo então convocado para jogar na seleção por ocasião da Inauguração de Brasília. Foi nesse jogo que Dario fez sua primeira partida contra Pelé. Depois da partida, o talento paracatuense foi convidado a jogar no time Juvenil do Vasco do Rio de Janeiro. Dario começa a sair do anonimato, ele passou pelo América Mineiro, onde conheceu seu até hoje amigo, Jair Bala, defensor do América na bancada do Alterosa Esporte, também jogou pelo Palmeiras, SM Monterrey/México, Fluminense/RJ, Olaria/RJ, Flamengo/RJ, voltou ao América/MG, jogou no Caldense/Poços de Caldas, Botafogo/RP, Vila Nova/MG, CUB/Brasília. Ainda jogou nas seleções mineira, paulista, carioca e na Seleção Brasileira por ocasião da inauguração do Mineirão, encerrando sua carreira esportiva no CUB de Brasília.

Foi vivendo grandes emoções como essa que Dario Alegria se tornou a referência de Paracatu quando o assunto é esporte.

Com o reconhecimento do título do Palmeiras de 1967 por parte da CBF, o Paracatuense Jurandir Dario Damasceno (Dario Alegria) passou a integrar o seleto grupo de Campeões Brasileiros de Futebol e para comemorar este título mais justo do que tardio, o Presidente da Câmara, Sr. João de Jesus Macêdo propôs e a honraria ao mestre Paracatuense do futebol.

O Secretário de Governo, José Roberto Mendonça (Peté), representando o Prefeito Vasquinho, em sua fala destacou a carreira de Dario, no Brasil e no mundo e a satisfação de estar participando desta homenagem e do reconhecimento. “-Muito Obrigado por ser Paracatuense Dario. Paracatu se orgulha de seus filhos, de sua carreira e de tudo que você fez por nossa cidade. Aprendemos a te amar e te respeitar.” Disse José Roberto.

João Macêdo autor da homenagem, ressaltou em sua o histórico do goleador do Palmeiras, Fluminense, Flamengo, América Mineiro, Monterrey (México), Botafogo de Ribeirão Preto, CEUB (DF), Caldense, Vila Nova e Olaria.: “- Aqui em Paracatu, também temos os nossos heróis da bola. Sem dúvida, um dos maiores deles é Jurandir Dário Gouveia Damasceno, o Dario Alegria. Foi o único paracatuense que chegou a ser Campeão Brasileiro de Futebol, jogando pelo Palmeiras, em 1.967, além de ser campeão do Torneio Rio-São Paulo (1.965), Paulista (1.966), do Robertão (1.967), do Torneio Internacional IV Centenário da Guanabara, Carioca (1.969) e Mineiro (1.971).” disse João Macêdo.

Djalma Santos falou da sua alegria em vir para Paracatu participar da homenagem ao amigo-irmão Dario Alegria com quem dividiu tantos momentos em sua carreira.

Jair Bala também fez questão de exaltar a atitude da Câmara em dar aquela homenagem ao grande campeão. “-Desde 1964 nossa amizade vem construindo momentos inesquecíveis que começaram na nossa estréia, quando ganhamos do Santos de 5 a 2, sendo 3 gols meus e só 2 dele (risos).” Finalizou o eterno Craque do América.

O Homenageado da noite, Dario Alegria, disse que além de ser uma honra estar recebendo a moção, sua felicidade se multiplica quando olha a casa cheia e vê seus amigos, familiares e tantas pessoas que foram e são importantes em sua vida. “-Melhor que ser Campeão Brasileiro de futebol, é ser Paracatuense.” Ressaltou o craque Paracatuense Campeão Brasileiro.



Fotos: Tarcisio Gomes
Colaboração: Kadá
fullscreen

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti