14 out 2010 21h40

Viveiro de Unaí produz mudas de buriti

WebReporter
Unaí, 30 de setembro de 2010 - Os aficcionados e defensores da natureza da região tem mais um ponto de encontro, o Viveiro Buriti, localizado na Rodovia BR 251, km 874, um pouco antes do Unaí Colina Clube.

O Viveiro Buriti nasce com a vocação principal na produção de palmeiras nativas e ornamentais, como buriti, açaí, imperial, jussara, fênix, areca, dendê, licuri, guariroba, jerivá e outras. Além disso oferece mudas florestais do cerrado, ornamentais e frutíferas.

Vivemos numa época em que as preocupações mundiais com o suprimento de água são constantes. Em nossa região existem milhares de nascentes que devem ser preservadas e recuperadas. E o burití é o ser vivo primordial das veredas urucuianas. Assim, o novo viveiro vem contribuir tornando acessível a todos a possibilidade de plantarem essa fantástica palmeira.

"O buriti é uma ótima opção porque tem uma relação estreita com a água, fornecendo, ainda, alimento para a fauna do cerrado. Tem raízes profundas e fortes, que rasgam a terra e trazem a água para a superfície. O abundante material orgânico resultante da queda de suas folhas produz a turfa preta e esponjosa que retém a água nas veredas", comenta Nieto. Explica ainda que começou a pesquisar a germinação do buriti há 25 anos, quando viu uma palmeira ser cortada com motoserra, e de seu tronco ficar vertendo água. Foi uma imagem que lhe marcou profundamente.

O Viveiro Buriti está iniciando suas atividades com cerca de 40 espécies de produção própria, como buriti, açaí, imperial, jussara, fênix, areca, cariota, real, babaçu, dendê, licuri, guariroba, jerivá, washingtonia, leque, pitomba, pinha, pitanga, jatobá, tingui, ipe, jaboticaba, butiá, sete-copas, acerola, cagaita, jambo, agaves, cedro, mangas, veludinho, coité, oiti, espirradeira, romã, cajá-manga, e outras. E vai fornecer também as variedades de frutíferas enxertadas e exóticas, além de trabalhar com a produção por encomenda.

Reportagem sobre o Viveiro Buriti no site da faculdade de Comunicação da UnB:
http://fac.unb.br/revista20091/index.php?option=com_content&view=article&id=40:pedro-gomes&catid=7:meio-ambiente&Itemid=7


Viveiro Buriti
Rodovia BR 251, km 874, um pouco antes do Unaí Colina Clube
Fone: (38) 9954.1639

Fonte: http://unainet.com.br
fullscreen

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti